3DWays


A impressão 3D é uma das tecnologias que irão dominar o futuro e os dois fundadores da 3DWays bem o sabem. Para além de facilitar a vida a empresas que podem usufruir deste serviço, a startup partilha uma mensagem ecológica.



O que é/qual é o negócio?
A 3DWays fornece fábricas de impressão 3D automatizadas e controlaveis remotamente bem como os serviços de desenvolvimento de produto e controlo remoto da fábrica. Desta forma as empresas com que trabalhamos apenas precisam de identificar um problema ou necessidade e a 3DWays tem capacidade para desenvolver a solução, prototipar uma unidade para testes e avançar para produção desde 1 a 5.000 unidades com aspecto e resistência de produto acabado. Todo este processo a uma velocidade até 40x superior à injecção de moldes, com um nível de adaptabilidade e controlo da produção incomparáveis e sem o cliente precisar de know-how no processo de manufactura.

De onde nasceu?
O projecto nasceu quando os dois fundadores do projecto (23 anos) decidiram construir uma ventoinha para tendas de campismo. Contrataram uma empresa de desenvolvimento de produto que utilizava impressão 3D para prototipagem e ficaram deslumbrados com as capacidades desta tecnologia. Compraram 2 impressoras 3D para testar como utilizar estas máquinas e rapidamente começaram a desenvolver, produzir e vender online acessórios para réplicas de airsoft pois é um desporto que ambos praticam e que requer um grande número de modelos diferentes. Após 1 ano tinham já 800+ produtos desenvolvidos e estavam a vender para todo o mundo apenas utilizando o facebook. Aperceberam-se assim que muitos outros negócios teriam vantagem em utilizar uma fábrica de impressão 3D e começaram a desenvolver a estrutura para possibilitar esta solução a todas as empresas.



Missão?
Desenvolvemos soluções de fabrico personalizadas às necessidades das empresas e entregamos uma serviço chave-na-mão.

Financiamento?
Financiamento com capitais próprios dos sócios fundadores, entrada de um business angel no capital da empresa após um ano de formação da empresa.

Promoção?
Networking, força de vendas e redes sociais.

Onde esperam chegar?
A 3DWays vai ser uma empresa multinacional com uma rede de clientes a utilizar fábricas de impressão 3D por todo o mundo, capacitando-as para uma maior taxa de inovação e diferenciação. Vamos conseguir diminuir o desperdício de matéria prima que é muito afectado pela produção em massa, vamos diminuir a poluição em transportes pois os produtos serão produzidos no local onde são necessários, vamos descentralizar a inovação e produção atenuando monopólios, vamos diminuir a corrupção em países de terceiro mundo diminuindo o envio de dinheiro ou bens comuns e passando a ajudar com produtos reais que são produzidos in-loco pelas pessoas que os vão utilizar.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Olhámos para cada dia como uma oportunidade para aprender sobre empreendedorismo, gestão e todas as infinitas áreas que integram uma startup, sabendo que o nosso sucesso só dependia de nós e acreditando piamente que tínhamos capacidade intelectual para levar este projecto para a frente.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é sermos portugueses! Por natureza somos lutadores, persistentes e humildes. Se estivermos dispostos a aprender com toda a gente e com todas as situações, se estivermos dispostos a ajustar a nossa ideia de acordo com as necessidades dos nossos clientes e nunca desistirmos... é uma questão de tempo :)

O que sugerem a quem começa?
Sugiro que reúnam uma equipa de pelo menos duas pessoas (motivação e empenho), preencham o business model canvas em conjunto e comecem a falar com quem sabe mais que vocês sobre cada um dos pontos que escreveram no business model canvas. Acima de tudo, o mais cedo possível (mesmo sem certeza de muitas coisas) começar a vender.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não o considero um conselho profissional porque é aplicável a tudo mas:
humildade é a definição de eficiência em crescimento pessoal

Mais informações em 3DWays.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais