Empreendedorismo

Alphaiate


Com a globalização e massificação do vestuário perdeu-se um factor chave na indústria, dando lugar a serviços impessoais e de pouca qualidade. A Alphaiate nasce da necessidade de reinvenção, sendo a resposta o consumidor moderno, informado e decidido. 

 

Mesmo enraizada a noção de que qualidade é sinónimo de exclusividade e de que um fato à medida está ao alcance de poucos, a verdade é que a Alphaiate é prova de como é possível ter o melhor de dois mundos: qualidade incomparável a um preço competitivo.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Alphaiate é uma marca 100% Portuguesa que permite aos nossos clientes criar os seus fatos (feitos por medida) para qualquer ocasião.
Em primeiro lugar, valorizamos acima de tudo que os nossos clientes tenham a melhor experiência possível. Damos-lhes a hipótese de criar e personalizar todos os detalhes do seu fato. Seja o modelo, o tecido, o forro ou os botões. Serão peças únicas que não será possível encontrar em qualquer outro lugar.

Apesar de sermos uma marca de fatos à medida, as camisas e as gravatas (também à medida) fazem parte dos produtos que temos e dos quais nos orgulhamos pela qualidade que apresentam.

Contudo, diferimos em alguns aspetos no que toca à alfaiataria tradicional.
Para nós, o conforto do nosso cliente está em primeiro lugar e é por isso que lhe oferecemos um serviço único. Através da marcação com um dos nossos alfaiates, poderá viver a experiência Alphaiate no conforto da sua casa ou mesmo quando o trabalho parece não acabar no “conforto” do seu escritório.

 

De onde nasceu?

Como a maior parte das ideias, a Alphaiate nasce da necessidade. O Duarte (um dos sócios da empresa) por ter um corpo que não se consegue encontrar com os tamanhos standarizados sentiu esta dificuldade e a partir daí foi um aprimorar da ideia. Passamos cerca de 3 meses a “desenhar o conceito”, 2 meses a operacionaliza-lo e por fim, lançámos a Alphaiate.

 

Missão?

Fazer renascer uma arte dando, ao mesmo tempo, a possibilidade aos nossos clientes de personalizarem os seus fatos para cada ocasião.

 

Financiamento?

Comparativamente com outras empresas do sector, o nosso financiamento foi bastante diminuto. Todo ele foi através de capitais próprios.

 

Promoção?
Até agora o boca-em-boca foi o nosso melhor marketing. Apesar de não conseguirmos (ainda) competir com as quantidades vendidas pelos nossos concorrentes, no sector do pronto-a-vestir, os números que temos tido têm sido uma boa surpresa.
Neste momento estamos a lançar o nosso novo website (www.alphaiate.com) e vamos aproveitar para começar campanhas de marketing digital mais agressivas.

 

Onde esperam chegar?

Penso que temos em mãos uma ideia inovadora, um conceito que de dia para dia está mais bem estruturado e uma operação que está cada vez a correr de melhor forma. Acho que com isto podemos ir crescendo gradualmente e só o tempo nos dirá onde vamos chegar.
Temos 1/10 do caminho “aberto”. O outro 9/10 faz-se com trabalho. Sem ele é impossível. Podias ter o Facebook, Google ou o Ebay que se não trabalhasses muito, esses projetos estavam condenados ao fracasso.
Um grande amigo meu disse-me um dia uma frase que nunca mais vou esquecer: “You can have the best idea in the world but you need three things: Timing, Hard work and a Rounded Operation”. Acho que se resume a isto.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Ainda lidamos. Ainda é o início e esse sentimento vai demorar a desaparecer. É tudo novo. No entanto a maneira como lidamos foi e é simples. Por vezes, quando as coisas correm mal tens que acordar no dia seguinte e tens que saber que tens dar a volta à situação.
Já passamos por isso e no dia seguinte estávamos todos de volta do mesmo objetivo. Sabemos todos para onde vamos e isso é importante. 

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente Secreto?
Persistência. Sem dúvida uma das coisas mais importantes na minha ótica.


O que sugerem a quem começa?

Vão. Pensem, façam e façam resultar. Não façam muitas questões a vocês mesmos. Se acreditam genuinamente na ideia e se a ideia têm potencial  estão reunidas duas peças importantes para começar. A partir daí é simples: Trabalho. Persistência.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

“Ter a flexibilidade para testar modelos de negócio e com isso crescer para novos mercados”. Parece simples mas testar algo novo é sempre complicado. Muda muita coisa. Estamos nesse processo neste momento e apenas nos resta trabalhar para que consigamos obter o melhor resultado desta “mudança”.

 

 

Mais informações em alphaiate.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais