Attentive


Imagine uma aplicação capaz de informar em tempo real sobre tudo o que quer saber sobre empresas: quando estão a recrutar, receberam investimento ou lançaram um produto.

 

É este fantástico insight que oferece a Attentive, uma startup portuguesa inovadora que foi também a vencedora da última edição do Lisbon Challenge.

 

 

O que é/qual é o negócio?

O Attentive é uma ferramenta empresarial que dá informação em tempo real acerca de empresas - quando estas estão a recrutar, receberam investimento ou entraram num novo mercado. A solução é particularmente útil para equipas de vendas estarem informadas acerca dos seus potenciais clientes, por exemplo. Podem ver detalhes adicionais em Attentive.us

 

De onde nasceu?

A nossa equipa sempre se debateu como é que as pessoas iriam consumir informação nas próximas décadas - e fomos estruturando a ideia de que 1) a informação teria que vir ter connosco e não o contrário; 2) A informação teria que ser contextual, ou seja, entender com quem vou reunir, a sua importância, etc; 3) Teria de ir aprendendo com o comportamento dos utilizadores para ficar cada vez melhor. Nesta primeira fase, focamo-nos em criar esta ferramenta para o segmento de equipas de vendas por ser mais fácil de medir o seu impacto.

 

Missão?

Criar um assistente pessoal de informação para cada profissional que lhe dá informação contextual, relevante e que lhe permita tomar as melhores decisões no dia-a-dia.

 

Financiamento?

Recebemos € 100,000 da Caixa Capital em Janeiro de 2016.

 

Onde esperam chegar?

Os nossos clientes iniciais estão em mercados anglo-saxónicos, por isso o próximo passo será ter uma presença mais regular nos mesmos, à medida que vamos estruturando e avançando o produto.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Felizmente rodeamo-nos muito cedo de mentores que foram absolutamente determinantes no nosso percurso até hoje. Com a sua ajuda, conseguimos navegar entre as dúvidas iniciais acerca do posicionamento do produto, financiamento, entre outros tópicos. 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Do meu ponto de vista o nosso maior ativo é uma equipa muito focada em tecnologia e no produto, com muita experiência e com a qual eu pessoalmente aprendo todos os dias. Só com eles é que temos a garantia que a nossa evolução nos permitirá atingir os objetivos, mesmo que apareçam obstáculos pelo caminho.  

 

O que sugerem a quem começa?

 Como referi acima, termos 2-3 pessoas que já passaram pelo que estamos a passar é extremamente importante numa fase inicial. Felizmente, existem vários espaços de incubação e aceleração pelo país que possuem uma rede de mentores, por isso parece-me o caminho mais natural para começar!

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Um muito importante foi que não basta construir um ótimo produto que resolve o problema de alguém, o que em si já é extremamente difícil. São sempre necessárias pessoas para ajudar a gerir a relação com potenciais clientes e aumentar a procura.

 

 

Mais informações em Attentive.us.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais