Empreendedorismo

A Avó Veio Trabalhar


A Avó veio trabalhar é um projeto de aprendizagem, partilha e empowerment, que através dos lavores tradicionais e do design, aumenta o poder de intervenção dos seniores na sociedade, inserindo-se numa premissa de reinserção socioprofissional dos idosos.

 

Com o objetivo de estimular o impulso empreendedor e criativo da comunidade sénior, A Avó veio trabalhar é uma iniciativa da Fermenta - Associação , em parceria com a Casa Pia de Lisboa, I.P., a Associação Para o Planeamento da Família (APF), a Oficina do Cego – Artes Gráficas, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Instituto de Artes e Ofícios (IAO), a Fundação Ricardo Espírito Santo, a Junta de Freguesia da Misericórdia, apoiada pelo Programa BIPZIP – Câmara Municipal de Lisboa e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

 

O que é/qual é o negócio?

Uma iniciativa criativa, colaborativa e intergeracional que mostra o verdadeiro potencial da idade e integra os mais velhos no centro das comunidades locais.

É um negócio social em que se produz valor através da troca de conhecimento da cultura tradicional. A criação de produtos handmade e serviços "tailormade" para clientes institucionais e privados ajuda-nos a alcançar a sustentabilidade.

Quem nos apoia está a contribuir para uma visão valorizada e alegre do envelhecimento, acrescentando valor à comunidade.

 

De onde nasceu?

Nasceu da vontade de devolver o poder de intervenção dos seniores na nossa sociedade, mostrando-lhes que são detentores de sabedoria, beleza, energia e vontade de viver. 

A relação com os nossos Avós foi estruturante para nos definir enquanto indivíduos que pensam e sentem o mundo á sua volta, e queremos que todas as gerações possam experienciar este contacto, deixando-se inspirar pelas pessoas mais idosas e percebendo a tesouro que eles são na nossa sociedade.

 

Missão?

Acreditamos que podemos revolucionar a experiência do envelhecimento trazendo valor para a comunidade promovendo as relações intergeracionais.

Focamo-nos na partilha intergeracional, usando os lavores tradicionais e o design como ferramenta de empoderamento dos seniores. 


Financiamento?

Fomos financiados pelo programa BIP-ZIP da Camara Municipal de Lisboa durante 2 anos. Atualmente, encontramo-nos em frase de reestruturação do modelo de negócio, a fim de maximizarmos a nossa venda de produtos e serviços, direcionada a entidades parceiras e privadas, para que apoiem a nossa iniciativa.


Promoção?

A iniciativa A Avó Veio Trabalhar, que é desenvolvida pela Associação Fermenta, conta com apenas  dois anos e meio de existência. Neste momento, a apostar na internacionalização, através da participação em exposições, conferências, assim como na multiplicação de pontos de venda no exterior. Pretendemos, assim, aumentar a nossa rede de parceiros e financiadores e, sobretudo, inspirar públicos com a nossa máxima de trabalho "Old is the New Young". Em Maio A Avó veio trabalhar estará em Budapeste, em Junho em São Paulo, no Brasil e em Outubro voará para Amesterdão.


Onde esperam chegar?

A curto prazo ambicionamos conseguir um novo espaço, com uma área de trabalho superior à que temos atualmente, uma vez que o local que temos de loja/oficina de 50m2 já é pequeno para no nosso grupo de cerca de 72 avós. Por outro lado o conceito pretende ser alargado de A Avó Veio Trabalhar para " "...E  o Avô Também" com espaço para trabalharmos outros materiais, nomeadamente madeiras.

A longo prazo vamos explorar novos territórios nacionais, para que à nossa família se juntem mais Avós.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Dando um passo de cada vez e tendo a certeza do caminho que queríamos fazer. Por outro lado, a persistência e o foco, são muito importantes.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A apropriação do projeto / espaço - A Avó veio trabalhar, por parte da equipa de Avós e, por conseguinte, a ideia de considerar os fundadores da iniciativa como colegas de trabalho.

 

O que sugerem a quem começa?

A viverem um dia de cada vez mas com o olhar focado no futuro planeado.

A rodearem-se de pessoas que vos inspirem e vos levem a querer ser melhores. 

E que às vezes as coisas não acontecem porque não é o momento certo. 

" Everything is going to be ok in the end, if it is not ok, it is not the end"


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Que, às vezes, precisamos estar dispostos a largar as coisas, conceitos e as ideias às quais dedicámos uma vida de trabalho, pois só nesse momento serão verdadeiramente nossas... quando as partilhamos com os outros.

 

Mais informações na Página de Facebook d'A Avó Veio Trabalhar.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais