O Benefício


Colocando a qualidade e diferenciação do produto acima de qualquer coisa, O Benefício oferece aquilo que ninguém sabe o que é, mas que promete vir a ser incrível.

 

Os seus produtos são apresentados obras de arte e os seus fundadores pretendem que as mesmas materializem em momentos intemporais e inesquecíveis para os seus clientes.

 

O que é/qual é o negócio?

O Benefício é uma marca, que funciona como uma editora que ambiciona e que acredita que nem sempre a escala é o caminho para o sucesso e que com o elogio do trabalho não industrializado podemos potenciar a qualidade e a diferenciação.

Os nossos produtos são obras de arte e queremos que as mesmas materializem momentos intemporais e inesquecíveis.

Apenas colocamos no mercado 100 unidades do Benefício produzido, sendo que as mesmas são personalizáveis (com a possibilidade de customização do nome e escolha de número de série) e com a garantia que respeitamos valores como o comércio justo, a ecologia e o impacto positivo na economia local.

 

De onde nasceu?

O primeiro Benefício nasceu a 31 de outubro O primeiro produto, a garrafa de azeite, foi lançado no final de outubro. Teve origem numa herdade do Geopark Naturtejo, a partir de um processo inteiramente tradicional, como se fazia há cem anos, com a apanha da azeitona feita à mão, numa exploração certificada como comércio justo. A embalagem é manufaturada, com uma impressão em serigrafia tradicional e manual, lacrada, com personalização e marcação de número de série para cada cliente

A venda é feita exclusivamente online no website do Benefício.

 

Missão?

A nossa missão será desenvolver de produtos de alto valor acrescentado lado a lado com o produtor e ou criador.

A nossa visão estratégica e modelo económico (economia de colmeia) baseia-se no princípio e num processo de criação de valor estruturado assente na exploração não intensiva do talento. A analogia com a colmeia surge necessidade de termos sempre inúmeros produtos que no final criarão volume pela diversidade e não pela escala.

O regime de cocriação permite-nos não só alcançar a disrupção em termos de posicionamento da marca, mas também acrescentar valor ao desenvolvimento de novos produtos, pois parte uma parte das receitas alcançadas será reinvestida na capacidade de acrescentar valor e maior qualidade, incrementando a elasticidade do preço dos produtos manufaturados através da chancela do Benefício.

 

 

Financiamento?

O desenvolvimento da garrafa de azeite envolveu 12 entidades, com o apoio da Startup Lisboa (onde o projeto está incubado) e do Parque Tecnológico de Óbidos (onde está a sede), num investimento total de cerca de 10 mil euros, em capitais próprios.

 

Promoção?

Nós acreditamos que sem comunicação é impossível de alcançar o sucesso. Vivemos num mundo totalmente conectado e a distância nada significa nos dias de hoje. Esta é a razão pela qual olhamos para o mercado e para a comunicação de forma global. Os nossos clientes são cidadãos do mundo e tanto podem estar hoje em Londres como amanhã em Xangai, pelo que desta forma a nossa comunicação tanto em termos de placement como de targeting tem de responder a esta mobilidade. 
Trabalhar a forma como a nossa marca se comporta em sociedade é para nós essencial e esta é a razão porque comunicamos quase em formato always on. 
Em termos de produto também temos uma estratégia e uma aplicação prática da mesma, ou seja a media para nós é direcionada ao nosso cliente, facto que nos faz evitar o desperdício de recursos e que trabalha o envolvimento dos nossos seguidores com os nossos valores e com os nossos produtos.

 

Onde esperam chegar?

Para nós o limite daquilo que pretendemos editar não existe, sendo essa a razão pela qual o conceito estruturante da nossa marca é: “Ninguém sabe o que é, mas vai ser incrível!”

O Benefício é um agregador e um curador, que não esmaga quem cria e quem produz, mas acrescenta valor provocando uma disrupção no modelo do baixo custo. A nossa aposta na alta qualidade do produto português, envolvido num posicionamento de marca contemporânea ligada à sabedoria ancestral das coisas bem-feitas e com história

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Ainda lidamos com as incertezas, nada no mundo hoje pode ser classificado com seguro ou um dado adquirido, pelo que nunca deixamos de olhar para as situações com que nos deparamos através de três traves mestras / perspetivas:

1 - Acreditar que sempre é possível realizar o desafio que nos é colocado

2 - Que só uma gestão focada na eficiência e na eficácia poderá produzir os resultados expectáveis.

3 - Deixar as ideias respirar (o timing é essencial e na maioria das vezes ser o primeiro não significa ser o melhor e ou o mais rentável)

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Queremos ser uma editora que coloca no mercado global tudo o que for diferenciador. A maior parte dos criadores e produtores têm um talento imenso, uma criatividade acima da média, mas não se coadunam com a burocracia de criar uma marca, de fazer uma estrutura de distribuição. Têm outro tipo de capacidades e, muitas vezes, há projetos que ficam na gaveta por isso mesmo.

O nosso maior trunfo será a nossa capacidade de acreditar no talento dos outros e na nossa capacidade de trabalhar em equipa, potenciando as nossas melhores qualidades com as dos nossos parceiros.

 

O que sugerem a quem começa?

Ter uma paixão em relação a uma ideia de negócio facilita sempre. No entanto, não deixem de estudar, ajustar e negociar qual o posicionamento e o que pretendem da vossa empresa. 

Construam a vossa marca, definam uma estratégia e a visão do negócio, acreditem que são essenciais e que serão o vosso farol ao longo da vossa navegação para o sucesso.

 

Mais informações em obeneficio.com.

 

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