BirdWalk


O Birdwalk Studio foca a sua ação na imaginação e conceção de produtos com características inesperadas e levando a funcionalidade ao limite. As suas coleções apresentam traços de minimalismo subtil combinado com uma experiência a função.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A BirdWalk é uma marca portuguesa de acessórios versáteis com características inesperadas, que levam a funcionalidade ao limite. Focamos o nosso trabalho na criação de malas e mochilas que se transformam e adaptam aos objetos que transportamos nos diferentes momentos do dia. O design versátil e ergonómico foi criado a pensar no ritmo dinâmico cosmopolita.


De onde nasceu?

Sempre quis ter o meu estúdio de design desde que percebi que queria ser designer de produto e, passados 8 anos a trabalhar para outras empresas, resolvi que tinha chegado o momento. A questão de ter começado pelos acessórios tem a ver com a minha maior experiência profissional que foi numa empresa em Coimbra, onde desenhei muitos acessórios de moda. A partir daí comecei a pensar na minha mochila ideal. Como passo o dia de um lado para o outro e as coisas que transporto ao longo do dia vão variando, assim como os locais para onde vou, cheguei à conclusão que a mochila devia ter uma dupla funcionalidade. Uma mochila que se transforma em mala, assim surgiu o primeiro produto da Birdwalk a mochila/mala Tweak. Primeiro concretizei o produto e depois veio a marca.


Missão?

Disponibilizar mochilas que se transformam e adaptam ao estilo de vida de cada pessoa. Como complemento à nossa filosofia procuramos um papel ativo no reavivar da indústria têxtil portuguesa e optamos por escolher materiais e parceiros de produção a nível nacional.


Financiamento?

Até agora a empresa tem funcionado com capital próprio, no entanto caso se verifique a necessidade de aumentar o capital para produção poderemos recorrer ao crowdfunding, o que nos permite testar a viabilidade do produto, produzi-lo e vendê-lo diretamente aos investidores (backers).


Promoção?

A par com mais duas marcas portuguesas abrimos este mês de Agosto uma loja de design português, A LUPA, na Calçada de Santo André 82 em Lisboa, assim conseguimos ter um contacto direto com o público.

Estamos presentes mensalmente em mercados urbanos e anualmente em feiras de design e de acessórios de moda.

Organizamos e participamos em eventos de dinamização de marcas de vários autores portugueses criando novas abordagens ao consumidor.

A divulgação da marca online através do nosso site (www.birdwalkdesign.com) e das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) é uma prioridade, no entanto ainda temos muito trabalho a desenvolver para tirar partido do mercado digital.


Onde esperam chegar?

Adoraríamos ter uma loja-fábrica onde os clientes pudessem ver o método de produção, conhecer as pessoas que fazem as suas peças, valorizando o trabalho que é feito na indústria têxtil pois é uma das áreas em que a maioria das coisas é feita manualmente. Queremos continuar a trabalhar no sentido de passar a mensagem de que cada indivíduo deve escolher comprar apenas objetos de que necessita, que tenham qualidade tornando o seu ciclo de vida duradouro e preferencialmente reciclável.


Como lidaram com a incerteza inicial?

A marca foi surgindo de forma natural e muito pausada, nunca houve incertezas, para sermos empreendedores não podemos ser racionais. No início temos de fazer o que sentimos.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Estarmos rodeados de pessoas que nos apoiam nas áreas em que somos menos fortes e que ajudam a dar sentido ao que fazemos.  


O que sugerem a quem começa?
É imprescindível ter capacidade de trabalho, resiliência e foco. Trabalhar com prazer e dedicação, sempre atentos às alterações sociais e aos concorrentes diretos.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Tens de trabalhar com a máxima qualidade, o mercado está muito competitivo e só se destacam as marcas que oferecem produtos de excelência.

 

Mais informações em birdwalkdesign.com.

 

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