BIZCARGO


Com o objetivo de facilitar a contratação de serviços de transporte de mercadorias e democratizar o uso das tecnologias na venda de serviços de logística e transporte a MITMYNID lançou-se no mercado com o BIZCARGO, um site que promete revolucionar a área.



O que é/qual é o negócio?

BIZCARGO.com, é um marketplace para procurar soluções de transporte e logística multimodais porta-porta. Os utilizadores podem pedir cotações gratuitamente, gerir os seus bookings e acompanhar a execução do transporte. BIZCARGO é logística colaborativa global.


De onde nasceu?

Através da investigação que fizemos durante 20 anos com entidades da logística e dos transportes, conseguimos criar conceitos inovadores que nos levaram a criar a empresa MITMYNID e o marketplace BIZCARGO.com.


A dinâmica nacional em torno da eficiência dos portos e da rede logística, tem posicionado Portugal como uma das boas práticas no setor. O tecido empresarial português na área dos transportes e da logística tem, também, assumido um posição voltada para a adoção de novos paradigmas e esta perceção reforçou a necessidade de criar este marketplace.


Nasce a partir de um spin-off de um grupo de investigadores e ainda não tem investidores externos. Para esta nova fase de crescimento à escala global abrimos o capital a investidores estratégicos que nos permitam escalar de modo sustentado.


Missão?

A missão do BIZCARGO é facilitar a contratação de serviços de transporte de mercadorias e democratizar o uso das tecnologias na venda de serviços de logística e transporte.



Financiamento?

O BIZCARGO resulta do investimento de vários anos de investigação, inovação e mais recentemente do projeto GLPaP que foi cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Só neste último projeto, que permitiu demonstrar o BIZCARGO em ambiente real, o investimento foi de meio milhão de euros.


Promoção?

O BIZCARGO tem sido alvo de promoção em diversos meios de comunicação, através de publicações em jornais e revistas, dos canais digitais, redes sociais e em eventos. Destaca-se a participação na Web Summit com o apoio do programa StartUP Portugal e a menção de Sua Excelência o Presidente da República para o TOP TEN das 150 startups presentes no evento.


A promoção faz-se também através de eventos dirigidos ao setor do transporte e logística em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente um evento de demonstração em ambiente real no contexto do projeto demonstrador GLPaP.


Onde esperam chegar?

Queremos ser o marketplace de referência mundial nos transportes e na logística.


Como lidaram com a incerteza inicial?

A criação de uma Startup é uma aventura muito estimulante. A maturidade da equipa e os laços já criados com o mundo empresarial ajudaram a transformar a incerteza em desafios permanentes que soubemos interpretar e superar.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O BIZCARGO procura e combina serviços para fornecer soluções otimizadas, dando relevância a requisitos como: ecoeficiência, duração, preço e avaliação dos serviços, etc.


Os clientes de serviços logísticos e de transporte (empresas de indústria e comércio, particulares) passam a poder encontrar oferta diversificada (multimodal, multiempresa, concorrencial) para as suas necessidades, comparando as propostas e seguindo um processo harmonizado para todos os operadores. Poupam tempo dos seus recursos na descoberta de serviços e controlam as execuções facilmente, online ou através de APPs móveis.


Os operadores de logística e transporte (transitários, rodoviários, marítimos, ferroviários, despachantes, armazéns, etc.) passam a disponibilizar os seus serviços online, à semelhança dos grandes operadores globais, sem necessidade de fazer avultados investimentos em TI e passam a ter uma ferramenta eficaz para gerir eletronicamente os bookings. Os seus colaboradores melhoram o desempenho com o uso das ferramentas de gestão de oportunidades e de gestão da execução (Planeamento e Track and Trace).


A interoperabilidade entre o BIZCARGO e os atuais sistemas internos agiliza as tarefas deixando mais tempo aos operadores para cuidarem do negócio, evitando duplicação de tarefas.


Inova no processo adicionando benefícios para operadores e clientes, porém convive facilmente com as formas atuais de fazer o negócio. Encontra novas soluções SMART, combinando serviços de empresas que não possuem pré-acordos de cooperação e que nunca antes foram combinados.


O BIZCARGO é a solução que permite aos clientes reduzirem os custos na procura das melhores soluções, e, que aumenta a produtividade e a colaboração dos fornecedores de serviços logísticos.


O que sugerem a quem começa?

Iniciar um negócio implica ter ideias claras, uma equipa equilibrada e unida, muita motivação e dedicação integral.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Fazer crescer a empresa em função das necessidades e de modo sustentável.


Mais informações em BIZCARGO.


Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais