Book In Loop


A Book in Loop surge como a solução para todas as famílias pouparem até 80% nos manuais escolares, com a recolha, seleção e entrega de manuais usados como novos.

 

Isto porque poupar é uma atitude que vai além das nossas próprias economias.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Book in Loop é uma plataforma de partilha de manuais escolares que permite às famílias poupar até 80% das despesas com livros escolares, pondo os livros do ano passado a render e reutilizando os do próximo ano com controlo de qualidade pedagogicamente certificado e sem sair de casa.
 

De onde nasceu?

A Book in Loop nasceu da dificuldade que sentíamos, enquanto estudantes, com o desperdício de manuais. Os livros eram comprados no início do ano por mais de 200 euros e, apesar de duradouros e de serem adotados pela escolas por mais alguns anos, na maioria dos casos iam parar inúteis a uma prateleira. A certa altura nós percebemos que aqueles livros que estavam a mais em nossa casa, faltavam na casa de outra família, foi aqui que começou a nascer esta ideia.
 

Missão?

O objetivo que colocámos a nós mesmos quando arrancámos com a Book in Loop foi o de promover a qualidade e universalidade da educação pelos meios que estivessem ao nosso alcance, que são primeiramente os manuais escolares. Ao reduzir significativamente os custos com o material didático libertamos recurso para outras formas de educação que até aqui não estavam acessíveis a todas as famílias, porque a educação não pode passar apenas pela escola.
 

Financiamento?

A Book in Loop terminou o primeiro ano de operações apenas com capitais próprios. Neste ano o investimento foi quase exclusivamente em software, uma vez que a equipa não recebeu qualquer remuneração. Desta forma conseguimos chegar à faturação com recurso apenas à ajudas dos tradicionais FFF (Family, Friends and Fouls).
 

Promoção?

Neste primeiro ano, o nosso orçamento para comunicação era praticamente de 0, pelo que tivemos de usar os meios que estavam ao nosso dispor. Isto é, earned e free media e, a partir da comunidade que íamos construindo, promover um crescimento orgânico, potenciado por um contacto e linguagem muito próximos dos utilizadores.

 

Onde esperam chegar?

A partir desta comunidade inicial, que queremos fazer crescer, e da resolução deste problema - que era uma necessidade urgente das famílias - queremos acompanhar, ao longo do ano letivo, os utilizadores que confiaram em nós, desenvolvendo outros produtos e serviços na área da educação e oferecer também aos estudantes universitários as ferramentas da sharing-economy que trouxemos para os alunos em idade escolar.
 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Nós construímos a Book in Loop com a certeza clara de que estávamos a resolver um problema muito concreto para as famílias portuguesas. Sentíamos que era necessário um serviço deste tipo. Ou seja, teríamos adesão desde que cumpríssemos a nossa parte. Cumprimos, acreditamos nós.
 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Nós acreditamos que o que nos trouxe até aqui foi o facto de estarmos a responder a uma necessidade que era sentida por todos e termos tentado trazer para a solução toda a comodidade e qualidade que a inovação tecnológica nos permite e a que as pessoas se habituaram noutros sectores da economia de partilha.
 

O que sugerem a quem começa?

O que aprendemos nestes dois anos foi que devemos confiar antes de mais nosso próprio trabalho e no da equipa que formámos, porque a lei de Murphy é mesmo verdade e temos que estar prevenidos para que tudo o que não depende de nós falhe. Em segundo lugar não devemos esperar um retorno imediato do que fazemos porque isso só será fonte de frustrações.



Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Executar. Executar. Executar.

 

 

Mais informações em bookinloop.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais