Chá das Cinco


De blogue a projeto real e estabelecido foi um pulinho para Sofia Lemos da Costa. O Chá das Cinco nasce assim como pastelaria artesanal com chás finos e cafés de especialidade que não pode mesmo perder na sua próxima ida à baixa do Porto. 

 

 

Qual é o negócio?

Temos um atelier de pastelaria e café aberto ao público.

 

De onde nasceu?

A Sofia tem um blog de culinária há 3 anos que estava a precisar de crescer e por isso decidimos abrir um espaço ao público. O Hugo, entretanto, apaixonou-se por café e juntámos as duas áreas no Chá das Cinco.

 

Missão?

Proporcionar aos clientes criações próprias de inspiração internacional, com produtos de qualidade, num espaço com atendimento personalizado.

 

Financiamento?

Para além de um apoio do IEFP contámos com fundos próprios e ajuda de familiares.

 

Promoção?

Graças ao blog da Sofia já tínhamos alguns “seguidores”, o que nos ajudou no início, por isso estivemos em soft opening durante 2 meses. Após esse período sentimo-nos mais capazes de enfrentar o “grande público” e aceitámos a visita de algumas revistas de lazer de renome.

Depois disso começámos a divulgação a sério nas redes sociais.

 

Onde esperam chegar?

Queremos poder ter capacidade para produzir mais produtos diariamente e focarmo-nos cada vez mais na pastelaria de autor e no café e chás de especialidade.

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

O pior são os meses antes de abrir, quando nos parecia que as obras nunca mais terminavam, que faltava sempre mais alguma coisa. Depois disso estávamos bastante confiantes no nosso conceito e de que, mais dia menos dia, começávamos a chegar ao nosso público.

 

Vosso maior trunfo?

Estamos a fazer aquilo que mais gostamos. Dá trabalho mas não é um trabalho. Quando os dias são mais lentos pensamos sempre que, se estivéssemos em casa, estávamos a fazer exatamente o mesmo que na loja.

 

O que sugerem a quem começa?

Não façam o que os outros estão a fazer porque parece fácil. Só funciona se for mesmo a vossa paixão, porque os dias são longos e há sempre mais qualquer coisa para fazer quando o dia parece ter acabado.

Se for a vossa paixão, construam um conceito só vosso e protejam-no contra os mais conservadores.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Se o conceito for bom, o vosso público vai encontrar-vos, não precisam de estar “naquela” rua.

 

Mais informações em chadascinco.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais