Connect Robotics


A Connect Robotics desenvolve um sistema de entrega de pequenos pacotes utilizando drones, revelando-se por isso uma empresa de segmento pioneiro em atividade em Portugal.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Connect Robotics oferece o serviço de entregas com Drones. Oferecemos aos distribuidores logísticos uma alternativa mais rápida e barata para o “last mile” em regiões de difícil acesso.

 

De onde nasceu?

É resultado do PhD de um dos cofundadores, Eduardo Mendes, que estudava o controlo e navegação de veículos aéreos não tripulados. Após juntar-se com Raphael Stanzani, ambos analisaram a situação da indústria e enxergaram a necessidade de um sistema de gestão de tráfego aéreo para drones. Tiveram, então, a coragem de se lançar no desenvolvimento de uma solução focada no gerenciamento de drones para transporte.

 

Missão?

Tornar a economia On-demand acessível para regiões de difícil acesso com soluções tecnológicas inovadoras.

 

Financiamento?

Os fundadores conseguiram dois investimentos, um do ESA BIC Portugal e um do FIWARE (projeto Europeu para IoT, através da aceleradora SOUL-FI).

 

Promoção?

No presente momento, a empresa está com a iniciativa Drone 2 Me. Trata-se de uma plataforma online (www.drone2.me) para o registo de pessoas ou empresas interessadas em receber/enviar encomendas com drones. A ideia é localizar os interessados para avançar com a criação e autorização de rotas para os drones iniciarem as entregas.

  

Como lidaram com a incerteza inicial?

É preciso coragem e confiança na própria capacidade de superar os obstáculos. Os fundadores buscaram orientação nas aceleradoras sobre como evoluir o negócio, frequentaram eventos da indústria e acompanharam atentamente todos os passos dos potenciais competidores para identificar as tendências e estar sempre um passo a frente do que está a acontecer. Além disso, o próprio conhecimento científico sobre tecnologia os auxiliou a identificar o percurso natural de evolução de seu produto.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O maior triunfo foi a realização da primeira entrega de comida com drone em Portugal. Além da primeira entrega de comida com drone sob autorização para Voo Além do Campo de visão (maior barreira regulamentar na indústria atualmente).

 

O que sugerem a quem começa?

Estejam atentos aos feedbacks que recebem, deixem a mente aberta e tentem enxergar o ponto de vista daqueles a quem apresentam seu produto (sejam clientes, investidores ou amigos), isso ajudará a saber o que mudar, e o que não mudar.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

“Nobody is an overnight success. Most overnight successes you see have been working at it for ten years.” David Heinemeier Hansson.

 

Mais informações em connect-robotics.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais