Coolture


A COOLTURE é uma plataforma para a promoção e divulgação de eventos culturais, de lazer e entretenimento que quer ser o canal de eleição para a comunicação e promoção de eventos, tanto para consumidores como promotores deste sector. Destina-se a todos aqueles que procuram preencher o seu tempo livre com atividades fora do seu quotidiano.

 

 

O que é/qual é o negócio?
A Coolture (www.coolture.pt) é um site de divulgação e promoção de eventos culturais, de lazer e entretenimento, que agrega conteúdos, com escala nacional, multicategoria, de livre acesso, market place, personalização de pesquisa e a possibilidade da criação e gestão de 
eventos de forma gratuita. É o mais completo guia sobre eventos culturais e de entretenimento, com informação detalhada sobre os mesmos, espaço, localização, transportes, sugestões de alojamento e restauração, com possibilidade de compra de bilhete com link direto para o ponto de venda. O negócio passa pela venda de destaques, quer no slider, quer em cartaz, para promotores que queiram evidenciar o seu evento, relativamente aos milhares disponíveis na plataforma, para além da publicidade.

De onde nasceu?
A Coolture nasceu quando o Filipe Magalhães, o João Perdigão, o António Marques e o Higino Cruz, os quatro sócios fundadores desta startup se conheceram, num programa de empreendedorismo intergeracional que frequentaram em 2015.

Missão?
Divulgação e promoção de eventos culturais, de lazer e entretenimento, agregando toda a informação disponível online, de forma a possibilitar aos utilizadores uma consulta fácil e personalizável e uma maior criação de valor para os promotores.

Financiamento?
O financiamento para o desenvolvimento da plataforma, nesta versão beta de validação de conceito, foi feita integralmente com capitais próprios.

Promoção?
A promoção feita até ao momento resume-se a pouco mais de uma centena de euros, feita através das redes sociais, designadamente Facebook.

Onde esperam chegar?
Esperamos chegar longe! Aliás esse sempre foi o nosso grande objetivo e hoje que estamos no Grupo Impresa, os horizontes são necessariamente outros quando se está integrado num grupo de media com esta dimensão. Queremos ser o melhor e o maior site de divulgação de eventos em Portugal e é esse o trabalho em que diariamente nos empenhamos para o conseguir.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Como somos uma equipa multidisciplinar, intergeracional, com competências e experiência adquiridas em algumas das maiores empresas deste país, as dúvidas e incertezas que surgiram ao longo do tempo, foram sendo maturadas através de um planeamento estruturado e sistemático. Realizámos inquéritos a promotores e consumidores, dezenas e dezenas de reuniões com os maiores promotores da área da cultura e entretenimento pelo que fomos percebendo ao longo do tempo que fazia todo o sentido prosseguirmos. Dessa forma fomos dissipando incertezas permitindo trilhar o caminho de uma forma mais sólida e objetiva.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo foi sem dúvida a coesão da equipa, e a experiência profissional de cada um posta ao serviço de um objetivo comum. Um passo dado de cada vez e os laços de amizade que passaram a existir fortaleceram muito este projeto. Persistência, resiliência, uma enorme capacidade de trabalho, convicção e espírito de grupo foram os nossos ingredientes secretos.

O que sugerem a quem começa?
Antes de mais que se amadureça bastante a ideia inicial através de muita pesquisa , de um benchmarking intensivo e continuado, e um planeamento sistemático por etapas, com verificação das metas que vão sendo atingidas. Um passo de cada vez é essencial para se atingir e chegar ao ponto pretendido.

Qual o melhor conselho profissional que já receberam?
A sorte dá muito trabalho. Contudo para que ela apareça é necessário acreditar sempre, muito espírito de sacrifício e sem dúvida trabalhar muito de uma forma eficiente e eficaz.

 

Mais informações em coolture.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais