EzyCities


Tem uma paixão de tempos livres que adorava poder rentabilizar? Agora já tem como fazê-lo: a EzyCities chegou para ajudar e propõe rentabilizar os seus hobbies, criando eventos públicos em locais à escolha.

 

A plataforma já conta com eventos em Lisboa e Porto mas conta brevemente chegar a outras cidades do pais e começar a internacionalização com a Holanda.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A EzyCities é uma plataforma online para compra e venda de workshops realizados por "conta própria". Ou seja, a nossa ideia é que qualquer pessoa possa criar um workshop, realizá-lo em sua casa, no quintal, na garagem ou num parque da sua cidade e que possa colocá-lo à venda na EzyCities. Por exemplo, eu considero-me um bom cozinheiro, posso criar um workshop de culinária na minha cozinha, e vendê-lo a quem queira aprender a fazer uns pratos diferentes. O exemplo é a culinária, mas os workshops podem ser de qualquer coisa. Fotografia, Artes, Artesanato, Música, etc.

 

De onde nasceu?

A história é longa, mas engraçada.

Eu (Hugo) durante algum tempo realizei vários workshops de cozinha em minha casa nos quais convidava os meus amigos e os amigos deles, cobrava uma ninharia e ensinava-os a fazer uns pratos diferentes. Passado algum tempo, comecei a pensar que talvez esses workshops pudessem ser uma fonte engraçada de rendimento extra e decidi "abrir" esses eventos ao público em geral. Comecei por criar e partilhar esses meus workshops no EventBrite.com (venda generalizada de eventos) mas nem eu o conseguia encontrar no meio daquela multidão de eventos corporativos. Os sites para venda deste tipo de coisas para turistas nunca foi o que eu quis, nunca quis fazer uma coisa turística. Também tentei o MeetUp.com (eventos de grupos) mas passado uns tempos o grupo de criei era apenas de amigos e amigos de amigos. Foi aí que pensei que talvez houvesse mais pessoas na minha situação e que seria engraçado criar uma plataforma onde essas pessoas conseguissem publicitar os seus eventos. Foi assim que eu e mais dois amigos começamos a EzyCities.

 

Missão?

A nossa missão é voltar a trazer o contacto humano às nossas vidas e não deixar tradições, receitas ou técnicas morrerem. Sim, há coisas que não se aprendem no YouTube.

Nunca gostei muito de salas de aula e acredito que não há nada melhor do que aprender num ambiente onde o "formando" e o "formador" sejam amigos.

 

Financiamento?

No início eu tinha um trabalho "full-time" e trabalhava na EzyCities em part-time, assim como os meus sócios.

Tudo mudou quando fomos aceites num programa de aceleração na Holanda onde tivemos o nosso primeiro pequeno investimento, que preferia não revelar. Neste momento estamos a preparar uma segunda ronda de investimento para nos fixarmos definitivamente no mercado português e começarmos a nossa internacionalização.

 

Promoção?

Nós temos apostado bastante na criação de parcerias, seja com empresas, blogs ou outros meios de comunicação e estas parcerias têm dado frutos. Também temos feito alguma promoção nas redes sociais e estamos a planear umas coisas engraçadas para os próximos tempos, com umas campanhas que vamos levar para as ruas.

 

Onde esperam chegar?

Primeiro queremos chegar a Portugal, já temos eventos/workshops em Lisboa e no Porto, mas queremos nos próximos tempos começar a ter eventos em pelo menos mais 4 cidades do país, Braga, Aveiro, Coimbra e Faro. Depois de conseguirmos anfitriões para workshops nessas cidades o próximo destino será a Holanda, onde até temos sede fiscal e acesso facilitado ao mercado, com uma rede de parceiros que fomos construindo durante o programa de aceleração em que participamos.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Incerteza inicial? Isto das start-ups é uma incerteza diária e há pouca gente que possa dizer o contrário. Eu acho que o "truque" é acreditar no que estamos a construir, saber "escolher as criticas que ouvimos" e acreditar que podemos mesmo mudar o mundo mesmo que seja só um bocadinho. Ninguém vai desistir de mudar o mundo!

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Neste momento não há nenhuma plataforma no mundo com a mesma premissa que nós propomos e isso pode ser uma vantagem. Outra (que consideramos) vantagem é que nós começamos em Portugal e Portugal é provavelmente um dos países mais difíceis para um Marketplace começar. As pessoas cá são um bocadinho desconfiadas destas coisas novas, se conseguirmos que os portugueses confiem no que estamos a construir o resto mundo é fácil. Consideramos ainda um trunfo o facto de nós revermos todos os workshops que são submetidos na plataforma, ou seja, a probabilidade das coisas correrem mal num workshop da EzyCities são muito reduzidas.

 

O que sugerem a quem começa?

Primeiro, encontrem alguém que já tenha começado e perguntem como tudo funciona. É muito provável que essa pessoa tenha cometido um monte de erros (como eu cometi) e que vos possa alertar de uma coisa ou outra que de certeza irão acontecer.

Depois, é importante saber ouvir criticas e principalmente aprender a escolher as críticas que valem a pena ser ouvidas.

Anda por aí muito boa gente que só fala porque tem de dizer alguma coisa e é importante saber apenas acenar com a cabeça a essas pessoas e ouvir atentamente quem sabe.

Outro conselho é que participem em concursos, programas de aceleração, etc. Foi nesses círculos que mais aprendi e onde mais conheci pessoas que fizeram de mim e da EzyCities o que somos hoje.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

É difícil escolher um. Mas o que me vêm à cabeça e que eu tento sempre passar a toda a gente com quem falo, é um conselho dado por um senhor chamado Jonathan Talbott (Google it) sobre apresentações (pitch). Uma vez na preparação de uma pitch para uma final de um programa de aceleração, ele pediu-me para prever as perguntas que me iam fazer e levar 3 slides extras no PowerPoint para essas três perguntas. Acontece que eu acertei nas perguntas e no dia da apresentação "brilhei" porque estava preparado. Ou seja, preparem-se bem, e levem sempre 3 slides extra, quer os usem quer não.

 

Mais informações em ezycities.com.

 

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