FarmCloud


A solução FarmCloud consiste num equipamento, de seu nome FarmConnector, que é instalado ao nível da sala de produção animal (aviários, pecuárias, entre outros), sendo conectado de uma forma muito simples e rápida (Plug & Play) aos equipamentos de produção existentes (controladores ambientais, de alimentação e biométricos) sem obrigar a nenhuma alteração da instalação existente.



O que é/qual é o negócio?

O FarmConnector processa localmente todas as informações existentes nesses controladores de terceiros e envia em tempo real para a nossa plataforma central, todos os dados relevantes. Não importa o número de controladores, salas de produção ou de quintas, nem o tipo de comunicação de dados disponível.


A nossa solução só é possível devido á tecnologia de comunicação que desenvolvemos (tecnologia Edge, IoT) e pela capacidade que temos de decifrar os protocolos de comunicação dos principais fabricantes de controladores mundiais integrando-os com os nossos FarmConnectors, e desta forma oferecendo uma plataforma agnóstica única aos produtores profissionais de animais em confinamento, com especial foco em aves e porcos.


Com as informações disponíveis na plataforma FarmCloud, os nossos clientes podem compartilhar as informações com entidades terceiras através da nossa API, otimizando assim os processos de produção, logísticos, entre outros, reduzindo o desperdício e aumentando o conhecimento de produção.


Velho ou novo, GPRS ou satélite, com ou sem controladores, a FarmCloud tem a solução para os dados de qualquer quinta de produção de animais em confinamento!


De onde nasceu?

Decidimos iniciar a empresa porque, após dois anos de desenvolvimento e instalação de controladores climáticos para produção de suínos, onde a nossa vantagem competitiva era a capacidade de fornecer informações centralizadas em tempo real a partir de todas as salas de produção de um determinado grupo profissional, percebemos que seria muito difícil escalar esta solução globalmente. Em primeiro lugar, porque este mercado de equipamentos para produção animal é controlado por alguns grandes grupos em todo o mundo, é também um mercado muito tradicional, e porque ganhar experiência de produção de outras espécies animais tais como aves, aquicultura ou produção de leite seria demasiado lento e dispendioso, para mais sendo nós uma startup com recursos limitados.


Por isso, fez muito mais sentido, começar a desenvolver uma solução que não tem qualquer impacto ao nível das instalações e tecnologias já existentes e em exploração, e que fornece aquele que é efetivamente o nosso real valor; centralização numa plataforma cloud única, agnóstica, de toda a informação existente nas várias quintas de produção animal dispersas pelo mundo, de determinado grupo de produção profissional.


Os produtores pecuários profissionais precisam ter acesso a informações valiosas, em tempo real e históricas, de qualquer quinta ou sala de produção animal, numa única aplicação, independentemente da marca, modelo ou antiguidade dos controladores presentes em cada uma dessas explorações. Somente alcançando esta constante presença virtual em todas as suas quintas, os produtores poderão desenvolver novos paradigmas que lhes permitam aumentar a produtividade.


Missão?

Contribuir para a melhoria continua da produção animal em confinamento, fazendo uso dos dados coletados em cada uma das explorações, o correspondente benchmarking das unidades de produção, tornando possível entender de forma objetiva a razão dos resultados, melhores ou piores, em cada um dos lotes produzidos.



Financiamento?

A FarmCloud foi fundada por 3 sócios e todos com experiência passada de criação de empresas, tendo nalguns casos realizado a venda total ou parcial das mesmas, garantindo desta forma alguma disponibilidade financeira para este projeto.


O nosso track record permitiu igualmente contar com financiamento bancário e finalmente realizamos uma candidatura ao Portugal 2020, internacionalização PME, que foi aprovado e que nos tem ajudado bastante, principalmente na componente de promoção da solução além-fronteiras.


Promoção?

A FarmCloud tem por objetivo a conquista do mercado mundial, por esta razão a promoção em feiras internacionais da especialidade tem sido a aposta principal, garantido presença nos maiores eventos mundiais, com destaque para Eurotier, VIV e IPPE.


O desenvolvimento e constante renovação de nossa presença na web e internet, através do investimento em ferramentas e ofertas de serviços do Facebook, LinkedIn e Google.


Finalmente a realização de missões de negócios para os países considerados de interesse, de forma a identificar parceiros locais e demonstrar a nossa tecnologia aos clientes finais, grupos profissionais de produção animal.


Onde esperam chegar?

Nosso objetivo é fazer com que a FarmCloud esteja presente em todas as salas de produção animal mundiais e dessa forma potenciar todos os negócios atuais e futuros que dependem diretamente da existência de informação fidedigna, acessível e em tempo útil.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Pelo facto de já conhecermos relativamente bem o mercado a criação da FarmCloud foi uma decisão ponderada e com a certeza que estávamos a dar resposta a uma necessidade que nenhuma outra empresa a nível mundial ainda tinha identificado ou tentado solucionar.


Certos do caminho que queríamos fazer e com experiência de gestão de outras empresas, conseguimos manter a calma necessária mesmo nos momentos mais complicados.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Considero que aquilo que mais nos ajudou foi a complementariedade de conhecimento dos 3 sócios, a experiência passada na criação de empresas e finalmente a equipa que trabalha diariamente no desenvolvimento deste projeto.


O que sugerem a quem começa?

É fundamental que acreditem na ideia base da empresa que estão a criar. Se pretendem ter uma empresa global terão que ter um produto ou serviço diferenciado, sem isso dificilmente uma empresa baseada em Portugal poderá escalar mundialmente. Rodearem-se das melhores pessoas possíveis e garantindo nos fundadores o conhecimento base da empresa.


O desenvolvimento da empresa será sempre mais lento e com maiores dificuldades do que o previsto, por essa razão construam um plano de negócio realista e principalmente não se deixem abater nas alturas mais complicados, sejam resilientes.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?


Carpe diem! As coisas por norma não são nem tão boas nem tão más quanto por vezes as avaliamos, é importante conseguir ter capacidade de relativizar as situações.


Mais informações em FarmCloud!


Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais