Fi-Sonic


O projeto FI-Sonic visa melhorar o conforto e segurança de todas as cidades, abordando questões relacionadas com o ambiente sonoro em zonas de perímetro de proteção. O sistema é constituído por uma rede de estações inteligentes de captação, análise e processamento de som interligadas a uma central de supervisão e decisão.

 

 

O que é/qual é o negócio?

O projeto FI-Sonic surge enquadrado no conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) que visa melhorar o conforto e bem-estar das populações dentro e nas periferias das áreas urbanas e promover o desenvolvimento sustentável. Este projeto realiza a monitorização de ruído em contínuo e tempo real e a análise de eventos sonoros através do processamento de sinais de áudio captados por uma rede de microfones. Esta informação pode ser utilizada para diversos fins, nomeadamente para a avaliação das questões relacionadas com o ruído ambiente ou extração de informação relevante sobre eventos ocorridos em determinado local da cidade. Desta forma, este conceito pode ser utilizado para garantir a aplicação do Regulamento Geral do Ruído.

O sistema FI-Sonic constitui também um meio auxiliar de atualização periódica dos mapas de ruído e, em conjunto com estes, cria o conceito de mapas de ruído dinâmicos, uma vez que permite a visualização da evolução dos níveis de ruído ao longo do tempo.

Outro aspeto de importante refere-se à possibilidade de, em tempo útil e de uma forma precisa, localizar fontes sonoras com base na utilização de microfones de captação multidirecional e identificar tipos de sons, por exemplo, veículos ligeiros ou pesados, buzinas, ou pessoas em situação de aflição ou mesmo disparos de armas de fogo, através de padrões de som aplicando técnicas de inteligência artificial.

As últimas questões abrem caminho para uma infinidade de novas abordagens disruptivas sobre a governança de uma cidade uma vez que estes eventos sonoros podem ser utilizados com o sistema de vídeo vigilância, fazendo a sincronização entre vídeo e som.  Desta forma, quando ocorre um acidente, o sistema FI-Sonic deteta a direção/localização desse evento emite um alarme e coloca imediatamente no monitor principal da sala de operação e controlo da cidade a correspondente imagem captada pela câmara de vídeo. Assim, as forças de intervenção e serviços de emergência podem atuar mais rapidamente e antecipar as tomadas de ações sobre os eventos cruciais, podendo mesmo salvar vidas. Os três principais vetores do sistema são: Medição do ruído + Deteção de eventos sonoros + Identificação de tipos de sons.

 

De onde nasceu?

O projeto FI-Sonic é o resultado da parceria em 2015 entre Joel Paulo, PhD em engenharia de áudio e acústica, e um grupo de pessoas que pertencem à empresa ETConcept. Pertencemos todos ao ecossistema académico onde temos acompanhado ao longo dos anos diversos projetos de investigação e desenvolvimento no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Electrónica e Telecomunicações, CEDET, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ISEL. Combinando o know-how e conhecimento acumulado nos campos da engenharia de áudio e acústica, telecomunicações e eletrónica criou-se a startup FI-Sonic, especializada em produtos e serviços nos campos de áudio e acústica. No âmbito das Smart Cities, apercebemo-nos que a monitorização em tempo real do ambiente sonoro é um aspecto importante e necessário e que poucas são as empresas que utilizam o som para detetar e identificar acidentes e situações anómalas.

 

Missão?

Conforto e segurança das pessoas. Como tal, o nosso principal negócio é o fornecimento de dados e analíticos baseados em som em cidade para serem disponibilizados nas plataformas integradas das Cidades Inteligentes ou empresas de segurança. Fornecemos igualmente uma solução integrada que consiste numa rede de estações inteligentes de captação e análise de som, Smart Sound Station, S3, e uma plataforma online de análise avançada e visualização de resultados.

 

Financiamento?

O projeto foi inicialmente financiado pelo programa de aceleração de empresas Soul-FI, que visava o lançamento da plataforma FIWARE – Future Internet, pela Comunidade Europeia. Utilizámos também alguns capitais próprios. Neste momento, o projeto FI-Sonic é suportado com base em vendas. Vamos em 2018 entrar em rondas de investimento da ordem de milhões de euros para lançar a marca FI-Sonic no mercado global.

 

Promoção?

O sistema FI-Sonic é compatível com a plataforma FIWARE, the Future Internet, lançada pela Comunidade Europeia, o que facilita todo o processo de interligação e gestão com municípios que tenham aderido a esta abordagem, uma vez que é uma plataforma aberta, disponibilizando gratuitamente um conjunto de APIs. A promoção foi feita inicialmente pelo programa FIWARE através apoio na apresentação do projeto em conferências, congressos e feiras comerciais. Entrámos em diversos programas onde fomos criando contatos, nomeadamente, fomos finalistas no Smart Open Lisboa 2016 e no BIG Smart Cities 2017. Fomos selecionados para expor o sistema na feira de IoT Solutions World Congress em Barcelona e para o programa de aceleração BGI-Building Global Innovators.

 

Onde esperam chegar?

Empresa líder a nível mundial de sistemas de monitorização e análise de som 3D para dar mais segurança e conforto ao dia-a-dia dos cidadãos nas cidades.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Acreditando na ideia e obtendo as opiniões/sugestões das pessoas. Perseverança, persistência e não ter receio de cair, tendo a certeza que ao levantar-nos estaríamos mais fortes para enfrentar os próximos desafios.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Somos uma equipa multidisciplinar, talentosa e com a grande ambição em fazer coisas que tenham utilidade para as pessoas e a nossa comunidade que é o mundo. O projeto FI-Sonic diferencia-se

 

O que sugerem a quem começa?

Uma ideia apenas tem valor quando existe alguém que necessita da sua concretização para melhorar a sua vida. Tendo isto em mente, antes de avançar com a sua implementação procurem saber sobre a sua aplicabilidade junto dos potenciais clientes, seguindo o conselho ‘get out of the building’.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Se te empenhares com paixão naquilo que fizeres, nunca mais irás trabalhar um dia na tua vida.

 

Mais informações em fi-sonic.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais