Empreendedorismo

Founders Founders


A Founders Founders é um projeto de promoção de empreendedorismo criado por fundadores de startups. Essencialmente, trata-se de uma comunidade de empreendedores que abre os braços a empresas portuguesas e internacionais com o objetivo de responder às necessidades de negócios em fase pós-incubação.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Founders Founders é uma comunidade global de empreendedores, empresas, investidores e uma rede internacional de mentores e parceiros estratégicos nas áreas de gestão, marketing, tecnologia e comunicação. Não é uma incubadora e não é uma aceleradora. É uma Comunidade com 250 pessoas de todo o mundo que pretendem promover o crescimento individual e dos seus negócios, através de um contexto que amplifica a colaboração e entreajuda. A comunidade tem sede no Porto, na Founders House, um belo edifício com 1500m2 no centro da cidade do Porto. Na Casa existe também o Founders Café, local privilegiado para o cruzamento da comunidade empreendedora, onde todos os meses são promovidos eventos e encontros que unem o ecossistema.

Na Casa hoje trabalham 150 pessoas em 13 empresas tecnológicas que gozam da condição de residentes da Founders Founders. A Adapttech, Acsendo, Bitmaker, Emitu, Infraspeak, LabOrders, Musicverb, ShiftForward, Thermosite, TonicApp, Xhockware, YMedia e 3Decide atuam em áreas diferentes mas têm uma ideia comum: todas acreditam no valor da aprendizagem através da partilha de conhecimento, experiência e redes de contactos. Em conjunto, as empresas residentes da Founders Founders receberam mais de 5 Milhões de Euros em investimento.

A Founders Founders organiza mensalmente quarto eventos oficiais: “Founders Are Happy [Hour]” – um encontro casual para a comunidade de startups que visa criar um ambiente informal em que os participantes trocam ideias e relaxam depois de um dia de trabalho; “Tech Tech Talk” – o evento dedicado aos entusiastas e profissionais de tecnologia onde se discutem diferentes conteúdos com oradores de referência na cena tech portuguesa e internacional; “Scale Me Up!” – o evento privado onde se discute o momento atual de uma startup residente e o que pode ser feito tendo em conta o crescimento da mesma; e o “Let’s Grow Again” – o evento focado no negócio onde se partilha conhecimento e experiências únicas nas áreas de marketing, vendas e crescimento.
Da rede Founders Founders fazem parte todos os fundadores residentes, além de empreendedores, investidores, jornalistas e profissionais de diversas áreas com atividade na Europa e EUA. Alex Barrera (Press42), Christian Thaler-Wolski (Fund Advisor), César Couto Ferreira (Avenue Planet e Sabseg), Cristina Fonseca (TalkDesk), Kasper Skou (Semasio), Ricardo Oliveira (ThousandEyes) ou Rute Sousa Vasco (Sapo) são alguns dos membros de uma rede que cresce todos os dias.

 

De onde nasceu?

Em 2015, Tiago Carvalho (LabOrders), Felipe Ávila da Costa (Infraspeak), Rui Santos Couto (Musicverb), Paulo Cunha (ShiftForward) e Afonso Santos (Tuizzi) identificaram um problema comum. Estes empreendedores, vindos de uma geração de incubados do UPTEC, sabiam que em algum momento teriam de deixar o contexto de incubação e que iriam fazê-lo sozinhos.
Aí chegados, concordaram sincronizar essa saída e, à boa maneira de quem gosta de resolver problemas, decidiram criar o contexto certo de partilha de espaço físico, experiência acumulada, redes de contactos e atitude empreendedora.
Perceberam que não estavam sozinhos nestas necessidades e por isso nascia a Founders Founders. O objetivo inicial seria responder às necessidades dos fundadores que já estariam numa fase pós-incubação, bem como dar um contexto positivo às suas empresas que, em níveis diferentes, teriam já um negócio e produto validados.
 

Missão?

A Founders Founders é um local privilegiado para partilhar projetos, encontrar ajuda, fazer novos contactos e trabalhar num ambiente que fervilha inovação e cria condições para o crescimento. Criar esse momentum, todos os dias, é a missão da Founders Founders.

 

Financiamento?

A Founders Founders nunca recebeu investimento, mas as empresas residentes da Founders Founders em conjunto, receberam mais de 5 Milhões de Euros em investimento.

 

Promoção e Onde esperam chegar?

A Founders Founders foi inaugurada no passado dia 5 de Abril na presença de João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, e da comunidade empreendedora que comemorou o primeiro ano de sucessos e trabalho duro da iniciativa. Foi um momento marcante para um projeto que ainda se encontra no seu início e que continua a evoluir muito rapidamente.
Como resultado de um constante apelo de novas empresas e de pedidos do ecossistema empreendedor surgiu a necessidade de criação de novos tipos de adesão à comunidade Founders Founders. Após um período em que todo os membros aderiram por convite, e certos de que a força da comunidade advém das pessoas e dos projetos, a Founders Founders vai agora abrir a admissão a todos os interessados, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Estas adesões, dedicadas aos empreendedores e projetos não-residentes, darão acesso a mentores, eventos e parcerias que vão sendo adicionados à Founders Founders.
 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A Founders Founders é o primeiro projeto de promoção do empreendedorismo e crescimento de negócios criado por fundadores para fundadores. Representa o que de melhor a dinâmica de empreendedorismo tecnológico português foi capaz de gerar nos últimos anos, agora que é possível encontrar fundadores e empresas com experiência e aprendizagem acumuladas.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Em vez de fazermos a comunidade Founders Founders isoladamente, acabámos por sincronizar essa desincubação, não querendo perder tudo aquilo que havia de bom no facto de estarmos, não só no mesmo espaço mas no mesmo contexto — de parcerias, de sinergias, de dinâmicas, de atitude, de espírito crítico. Era muito importante que as empresas e as equipas não perdessem esse ambiente ‘de contentor’, de troca constante de problemas e de soluções.

 

O que sugerem a quem começa? Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Todo este fenómeno do empreendedorismo enquanto nova forma de fazer é muito encapsulado numa espécie de star system. Mas a verdade é que a realidade é cruel e como empreendedores vamos sentir muitas dores e enfrentar inúmeros desafios. Estes momentos, provocados quer pelos clientes (quando não estarmos a responder às suas necessidades) quer pelos investidores (quando não estarmos a cumprir os prazos) que provocam uma franqueza avassaladora devem ser enfrentados com racionalidade, compreensão, motivação e paciência, resultando inevitavelmente em novas soluções que correspondem melhor aos desafios enfrentados. Enfim, são estes momentos de choque com a realidade que tornam o nosso negócio mais resiliente e fazem-nos crescer pessoalmente e profissionalmente.

 

Mais informações em founders-founders.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais