GameTrade


De gamers para gamers, a GameTrade é um espaço inovador que está a conquistar Portugal mas não só.

 

 

Qual o negócio?

A GameTrade encerra três conceitos em um, todos à volta do mundo dos videojogos: em primeiro lugar, um marketplace; em segundo lugar, um media partnership; em terceiro lugar, um local de partilha de informações. A nossa plataforma foi programada a pensar nos gamers, já que são estes últimos a estipular quais os preços mais justos, de maneira transparente e democrática; pretendemos oferecer eficácia, segurança e qualidade no tratamento das transacções. Ambicionamos apresentar uma plataforma na qual os utilizadores se sintam integrados na construção da mesma, já que estes últimos podem participar na contínua construção da mesma.

 

A GameTrade serve também de mediapartner para youtubers que queiram crescer na área do youtube gaming, mas não tenham a possibilidade de pagar por publicidade. Por fim, a GameTrade serve também para gamers que simplesmente queiram conhecer outras pessoas que partilham o mesmo gostos pelos jogos, um local onde possam apresentar colecções pessoais, opiniões, discutir com outros membros. Assim sendo, o nosso verdadeiro objectivo é, através da interacção dos vários utilizadores, recriar a atmosfera dos mercados físicos que existiam um pouco por toda a Europa até há bem pouco tempo, mas no mundo digital.

 

De onde nasceu

Da mente de três gamers,  amantes de videojogos, que encontraram uma falha no mercado nacional e quiseram preencher a mesma com uma plataforma que fosse feita por gamers, para gamers;

 

Missão

Tal como acima indicado, facilitar a vida aos gamers (e não só) ao democratizar o mercado da venda e revenda dos videojogos; pretendemos também impulsionar pessoas, empresas, medias ligados à área em concreto.

 

Financiamento

Por agora ainda não tentamos obter financiamento apesar do contínuo crescimento da plataforma. Estamos focados na diferenciação e na qualidade. Se, de facto, expandirmos para o estrangeiro, nesse caso teremos de enveredar pela via do financiamento.

 

 

Promoção

Desde o início a ideia foi mostrar que uma plataforma web pode crescer continuamente sem a necessidade de gastarmos milhares de euros em publicidade. É claro que o crescimento será mais lento, mas por outro lado se um produto é bom, mais tarde ou mais cedo o “boca a boca” irá funcionar. A prova é que todos os dias temos novas inscrições e não temos investido muito em publicidade. O único verdadeiro marketing que realizamos é através do nosso canal youtube, e de um recente filme - com o apoio das entidades locais, incluindo a CM de Castelo Branco - lançado em Outubro, cujo tema é o amor pelos videojogos. Por fim, os nossos youtubers também nos ajudam a publicitar o GameTrade junto de potenciais utilizadores.

 

Onde esperam chegar

Por agora queremos conquistar o mercado nacional. Temos duas entidades, uma francesa e uma Suíça, que estão interessadas em lançar uma versão do GameTrade francófona. A internacionalização virá apenas, e só, se conseguirmos estabilizar o mercado nacional e atingirmos um determinado número de utilizadores.

 

Como lidaram com a incerteza inicial

O início, como em tudo na vida, foi difícil. O medo de "falhar", sobretudo relativamente aos nossos familiares, é terrível. Ainda hoje temos bem presentes que a qualquer momento podemos perder tudo, sobretudo tendo em conta o funcionamento da economia digital. Até agora a aventura tem corrido bem, conseguimos sempre ultrapassar os buracos que encontramos pelo caminho.

 

Vosso maior trunfo

O facto de, quase sem nenhuma publicidade, termos alcançado milhares de utilizadores, que não só continuam a utilizar a plataforma como dão sugestões de como melhorar a mesma. É sem dúvida gratificante receber por semana centenas de e-mails de utilizadores a dar os parabéns e enviar sugestões, críticas e ideias para tornar a plataforma num conceito realmente disruptivo.

 

Ingrediente secreto

A plataforma evoluir constantemente, adicionarmos novos conceitos, sempre através das propostas dos próprios utilizadores. De cada vez que adicionamos uma novidade, apresentamos o utilizador que deu a ideia,  criando assim uma verdadeira integração e compreensão entre nós e os utilizadores da GameTrade.

 

O que sugerem a quem começa

Não desistir logo após os primeiros problemas, os primeiros fracassos; sejam realistas, se após dois ou três anos o negócio não arrancar, modifiquem a estratégia, o produto; preparem-se para ataque de concorrentes, críticas dos que nada fazem mas tudo criticam.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu

O melhor conselho que já ouvimos foi o de que "o cliente é rei, mas o rei nem sempre tem razão". Devemos sempre ter em mente que um produto só vence se o mercado gostar dele, mas devemos também ter em mente que é possível modificar os "horizontes" dos clientes/utilizadores.

 

Mais informações em GameTrade!

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e pagamento de impostos

Saber mais