GetSocial


A GetSocial é uma empresa que ajuda negócios e lojas online a aumentar a sua visibilidade, retenção e vendas, enquanto providência ambientes sociais e colaborativos aos seus utilizadores.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A GetSocial é uma plataforma de análise de conteúdo que ajuda grupos de media/comunicação social e profissionais de marketing a medir, promover e amplificar o seu melhor conteúdo online. A plataforma assenta sobre uma metodologia própria denominada “os 4 Ás do Social”: 

- Ativação: Disponibilizamos mais de 15 aplicações com o objetivo de aumentar partilhas, seguidores, tráfego e subscritores. Todas estas aplicações capturam dados de utilização e de impacto de cada ação. 

- Análise: Promovemos dados em tempo-real que ajudam os nossos clientes a entender que conteúdo está a ficar viral, onde e porquê.. Este tipo de inteligência ajuda-os a decidir que ações devem tomar seguidamente em cada um dos seus canais.

- Automação: Com a inteligência gerada na fase de análise, a GetSocial executa a distribuição automática de conteúdos, em função da sua “viralidade”. Esta é uma forma de contribuir ativa e diretamente para o aumento do tráfego (e consequente faturação) dos nossos clientes.

- Amplificação: Para clientes com orçamento para distribuição paga de conteúdo, o nosso valor passa ainda por decidirmos quais as histórias (ou artigos) cuja capacidade orgânica de gerar mais tráfego (via partilhas) devem receber investimento. Desta forma, em vez de dividir um budget pelos artigos produzidos, o cliente estará a otimizar o seu investimento e a aumentar consideravelmente o seu retorno.

Do ponto de vista de diferenciação, temos técnicas de medição são notoriamente inovadoras: um exemplo passa pela captação de partilhas feitas via copy-paste, em ambiente desktop e mobile, em vez da normal utilização do botão de partilha. A GetSocial já documentou através de casos de estudo de clientes que este tipo de partilhas (copy paste), representam em média 75% do universo total de partilhas efetuadas.

Lançamos recentemente o primeiro “Link Shortener/Builder” que é capaz de medir todas as interações depois do primeiro clique, um modelo completamente inovador no que diz respeito à eficaz atribuição de tráfego.

 

De onde nasceu?

A GetSocial nasce em 2013, com o objetivo de auxiliar lojas online a aumentarem as suas vendas. A forma a que se propunha cumprir este objetivo era através de um software que, quando instalado no site dos clientes, adicionava uma camada social aos mesmos. Assim, seria fácil para qualquer utilizador do site interagir com produtos e amigos (das redes sociais), aumentando assim o tempo passado na loja, o número de produtos vistos e, consequentemente, as conversões e vendas dos clientes. Contudo, cedo percebemos que tanto o ciclo de venda como o valor entregue aos clientes não estavam de acordo com as nossas expectativas. Assim, adaptamos o produto para outra indústria, a de conteúdo, onde ambas as métricas já nos deixaram numa posição mais confortável. Hoje, a GetSocial é utilizada por 150.000 sites em todo o mundo e conta com clientes como Adobe, Sky, Forbes, entre outros.

 

Missão?

A missão da GetSocial é melhorar a forma como os publishers criam, distribuem e rentabilizam o seu conteúdo.

 

Financiamento?

€630.000. Faber Ventures, Portugal Ventures e 6 Business Angels

 

Promoção?

Muito clientes chegam até nós após verem as ferramentas instaladas noutros websites. Também chegam até nós devido aos conteúdos que escrevemos para o nosso blog. Após termo-nos focado em análise de dados, temos participado em feiras para recolher feedback e conhecer novos clientes.

 

Onde esperam chegar?

A ambição passa por ser a ferramenta standard de medição e atribuição de tráfego Social para sites de conteúdo, construindo um negócio sustentável focado na excelência do produto. 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

A GetSocial já passou por diversas transformações devido a essa incerteza. Agora, a nossa abordagem é criar rapidamente protótipos e pôr os clientes a usar. Se gostarem e estiverem dispostos a pagar, nós melhoramos esse produto. Caso contrário, focamo-nos noutra coisa.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A forma como trabalhamos é bastante ágil e tem sempre uma enorme componente de feedback/exploração com clientes atuais ou potenciais. Antes de desenvolvermos algo novo, procuramos sempre perceber se a nossa ideia tem receção junto deste segmento, como pode ser melhorada e, mais importante, como a podemos monetizar.

Ao mesmo tempo, fomos desenvolvendo tecnologia que não é fácil de replicar e que tem ciclos de aprendizagem que, com o nosso volume (centenas de milhões de vistas processadas todos os meses), nos dão uma vantagem competitiva e de informação que não estará ao alcance de muitos outros produtos. 

 

O que sugerem a quem começa?

1. Foco no que o cliente precisa e não naquilo que nós achamos que ele quer. Devemos desde cedo testar as nossas ideias/hipóteses/convicções junto daqueles que acreditamos serem os nossos clientes. Tudo isto pode ser feito sem uma linha de código, sem um produto físico, sem um serviço planeado. 

2. Quem está a começar não precisa (tendencialmente) de ter 10 pessoas. Calma, cautela e atenção nas contratações enquanto o modelo de negócio e de escala não estão validados.

3. Os vossos melhores investidores são os vossos clientes. Foco inicial em garantir que estão a produzir algo que alguém (quantos mais, melhor) está disposto a pagar. Idealmente, garantir que a primeira fase do negócio é financiada com faturação. Se no caminho encontrarem canais de crescimento que vos permitam escalar o negócio depressa, os investidores estarão lá para vocês.

 

 

Mais informações em getsocial.io.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais