Heaboo


A equipa Heaboo é formada por engenheiros e designers que desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis de melhoria da eficiência hídrica e energética, transformando criatividade e competências dos seus investigadores em soluções de última tecnologia.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Heaboo desenvolve soluções tecnológicas baseadas em mecânica de fluidos, termodinâmica e analise estrutural. O Hoterway é a primeira solução tecnológica integralmente desenvolvida e atualmente em produção. A coluna de chuveiro Hoterway, disponibiliza água quente no banho desde o primeiro segundo em que se abre a torneira sem consumir energia adicional.

Esta tecnologia inovadora e patenteada é totalmente passiva, permitindo armazenar energia durante o banho de uma forma impercetível ao utilizador, e no banho seguinte, utilizar esta energia armazenada para aquecer instantaneamente a água que fica fria por estar estagnada na tubagem de distribuição da água quente.

O segundo produto, o Box Hoterway, sendo um produto para instalação na fase de construção, permite substituir os normais circuitos de recirculação de águas quentes sanitárias permitindo reduzir 1/3 da energia normalmente gasta com o aquecimento de água sanitária nos edifícios.

 

De onde nasceu?

A empresa Heaboo é o resultado de um conceito de produto apresentado em 2014 num concurso de ideias promovido pela Universidade de Aveiro (LABe).  Um dos mentores convidado para o concurso, responsável pela área de inovação na empresa Edge propôs ao criador do conceito, agora Diretor Geral da Heaboo, que desenvolve-se um protótipo experimental disponibilizando-se para financiar esse desenvolvimento.

O protótipo demonstrou não só a validade da ideia mas também o potencial da tecnologia para ser usado em outras áreas nomeadamente no armazenamento de calor para a eliminação do tempo de espera nos chuveiros. Esta segunda aplicação revelou ter um mercado substancialmente maior que o conceito inicial o que motivou uma alteração estratégica do primeiro produto a ser desenvolvido pela Heaboo.

 

Missão?
A missão de Heaboo é desenvolver soluções tecnológicas disruptivas que permitam melhor o dia-a-dia dos seus utilizadores de uma forma ecológica e sustentável.

 

Financiamento?
O processo de desenvolvimento foi inicialmente financiado pelo atual sócio Edge e em Abril de 2016 a Heaboo recebeu a entrada de um investidor Europeu da área da energia (KIC Innoenergy) o que possibilitou uma nova dinâmica que permitiu que o protótipo funcional e estético fosse apresentado em Setembro desse ano.

 

Promoção?

O primeiro produto lançado, a coluna de chuveiro Hoterway, motivou a criação de uma campanha internacional de pré-vendas (crowdfunding) que atingiu os limites de sucesso previstos o que permitiu à empresa vender cerca de 26.000€ de produto antes mesmo de ter o processo de industrialização concluído. A Heaboo está desde o inicio de 2017 a executar um projeto de internacionalização cofinanciado no âmbito dos incentivos P2020 com o objetivo de aumentar a cota de vendas para os mercados externos.

 

Onde esperam chegar?

Pretendemos ser uma referência internacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas disruptivas que permitam abordar problemas conhecidos de uma forma diferenciada e criativa.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

A equipa da Heaboo focou-se sempre no desenvolvimento sustentável do negócio, procurando fazer rápido mas sem comprometer a credibilidade dos produtos apresentados ao mercado.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A formação dos colaboradores. A Heaboo conta com uma equipa altamente qualificada que diariamente levam o processo de desenvolvimento além do que se faz normalmente. O processo produtivo é desenvolvido em conjunto com empresas parceiras que asseguram parte da produção, desta forma conseguimos ultrapassar barreiras que doutra forma nos seriam apresentadas.

 

O que sugerem a quem começa?

Ser persistente e acreditar que se fizermos o nosso melhor seremos provavelmente os melhores.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu? 

A pré-validação do produto diretamente no mercado numa fase ainda embrionária é sem duvida o melhor conselheiro de um negócio numa fase inicial. O pior que pode acontecer a uma empresa é desenvolvermos um produto excelente, mas que para o qual não existem clientes.

 

Mais informações em heaboo.com.

 

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