Infraspeak


HTML Editor - Full Version

A Infraspeak é uma startup portuguesa focada em tornar o dia a dia das equipas de manutenção mais simples e eficiente através de uma plataforma flexível, completa e integrada com tecnologias de ponta.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Infraspeak desenvolve uma inovadora plataforma de gestão de manutenção que torna radicalmente mais fácil e eficiente a rotina de gestores de grandes infraestruturas (como hotéis, redes de retalho, hospitais, etc.) e empresas de assistência técnica. Através de uma aplicação web, aplicações móveis, sensores e interfaces de reporte, ela é facilmente integrada ao trabalho das equipa de manutenção, gestão da qualidade, housekeeping, retirando a necessidade do uso do papel, aumentado a qualidade e a confiança dos processos, bem como reduzindo os custos da operação.

 

De onde nasceu?

A Infraspeak foi fundada em 2015 por Felipe Ávila da Costa (CEO e Head of Customer Development) e Luís Martins (CTO e Head of Product Development). O projeto nasceu a partir da tese de final de curso em Engenharia Civil do Luís Martins na FEUP, em que havia sido desafiado a criar um software de gestão de manutenção e aplicá-lo a um cliente real. O projeto piloto deu certo e ganhou asas na incubadora da Universidade do Porto, a UPTEC, onde Luís conheceu Felipe. Felipe fazia parte da equipa de gestores do centro tecnológico, onde já havia apoiado o arranque e crescimento de mais de 250 startups, neste que é um dos maiores centros de incubação da Europa.

Foi da união do conhecimento dos dois fundadores que resultou a Infraspeak. De um lado, o conhecimento técnico para trazer mais-valia ao trabalho da manutenção, do outro as competências e habilidades que quem já tinha ajudado a construir mais de duas centenas de startups. O resultado é uma empresa que em dois anos já conta com uma equipa de 11 pessoas, mais de 65 clientes em Portugal, Brasil e Angola, e continua a crescer em ritmo acelerado.

 

Missão?

A missão da Infraspeak é ser fonte de qualidade de vida para os seus clientes, equipa, parceiros e para a comunidade num todo. A forma como queremos atingir essa qualidade de vida é facilitando o dia a dia da manutenção, fazendo o trabalho dos técnicos cada dia mais simples de executar, e o dos gestores menos pesado, aliviando-o do trabalho administrativo e burocrático, das milhares de folhas de papel e dos extensos ficheiros de excel. O Infraspeak é 100% paperfree, ou seja, todos os dados e relatórios são inteiramente digitais, poupando a impressão, o gasto de papel, e a necessidade de armazenamento, o que leva a missão de ser fonte de qualidade de vida também para a esfera ambiental.

 

Financiamento?

Depois de um período inicial de investimento dos próprios fundadores (bootstrap), com o produto já mais maduro era hora de sair em busca de crescimento. Foi então que participamos de dois programas de aceleração de startups. Primeiro o Lisbon Challenge, da Beta-i, e depois num dos mais reconhecidos do mundo, o da aceleradora 500 Startups, em São Francisco, nos Estados Unidos. A participação no programa da 500 Startups resultou ainda numa ronda de investimento pre-seed de 250 mil dólares, partilhada entre a Caixa Capital e a própria 500 Startups.

 

Promoção?

Como um produto digital, nada mais natural do que fazer a divulgação nos mesmos meios. A promoção do Infraspeak dá-se principalmente em plataformas digitais, como redes sociais e com foco no nosso site. Mas acima de tudo, a melhor forma de promoção que encontramos é a satisfação do cliente. Nossos clientes estão satisfeitos com a utilização do Infraspeak, e acabam por recomendar a plataforma a outros colegas e empresas, resultando num forte crescimento orgânico.

 

Onde esperam chegar?

O objetivo da Infraspeak é tornar-se uma referência global em gestão de manutenção. Já estamos presentes em três países, em três diferentes continentes, mas ainda temos muitos mercados para buscar. Atualmente estamos a trabalhar os mercados de Espanha e Reino Unido, mas esperamos avançar brevemente para mais territórios.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Procuramos desde o início ouvir os clientes. Ou seja, logo que tivemos algo que podia trazer valor para os nossos potenciais clientes fomos atrás de feedback. No início, o feedback não foi 100% positivo (eu diria que foi apenas 30% positivo), mas foi possível perceber que a necessidade de uma solução para gerir a manutenção realmente existia e que tínhamos um produto com muito potencial em mãos. Assim, foi uma questão de continuar a evoluir as funcionalidades do produto e trabalhar os canais certos para fechar os primeiros clientes e continuar a crescer. Hoje podemos dizer que as incertezas existem sempre (existiam no início e continuam a existir agora), mas se juntarmos a capacidade de ouvir aquilo que o mercado quer, a confiança nas nossas capacidades e alguma criatividade, temos o que é preciso para ir mais longe.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Nosso principal ativo é o alto nível de satisfação dos nossos clientes. Entre as nossas métricas de sucesso, a que mais nos orgulhamos é o 0% de churn, o que quer dizer que todas as empresas que começaram a utilizar o Infraspeak seguem a utilizá-lo ativamente. Poucas empresas podem orgulhar-se desta conquista, então é algo que nos traz felicidade e ainda mais confiança no trabalho.

O nosso ingrediente secreto é a nossa equipa. Costumamos dizer que uma startup é como uma orquestra, em que cada novo elemento da equipa precisa estar afinado com a cultura/tom certo, caso contrário vira barulho, e até agora temos reunido excelentes músicos.

 

 

O que sugerem a quem começa?

Focar nos clientes, rodear-se das pessoas certas e não ter medo de errar.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Já tivemos a influência de tantos mentores e conselhos que é difícil escolher o melhor, mas posso referir um que tem me dito muito atualmente: “A medida que uma startup ganha dimensão é preciso deixar de construir o produto/serviço e passar a construir a empresa que constrói o produto/serviço”.

 

Mais informações em home.infraspeak.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais