Issho


A ISSHO Technology é uma empresa que desenvolve e comercializa soluções TI de otimização de recursos para a indústria.

 

 

O que é/qual é o negócio? 

Alinhada com a 4ª Revolução Industrial a ISSHO Technology desenvolveu uma ferramenta de configuração 3D que trabalha desde o design até à entrega do produto, trazendo a customização em massa aos produtores, da mesma forma que a Dell revolucionou a indústria dos computadores. A ISSHO 3D é então uma ferramenta para pequenos e médios produtores que lhes permite criar produtos customizados para os clientes sem comprometer as suas capacidades de produção em massa. Com a nossa ferramenta ele pode modelar e customizer graficamente os seus produtos dentro de um interface 3D, e ao mesmo tempo, gerar dados integrados no Sistema ERP, imagens renderizadas em 3D e dados de produção como desenhos técnicos, lista de materiais, otimização de corte, impressão 3D, programas CNC, etiquetas e informações de otimização de packaging. Assim, a ISSHO ajuda os produtores a aumentar as suas margens de lucro em cerca de 1/3 (devido a melhorias de 20% em consumo de materiais, 88% de redução de tempo na execução de tarefas e 99% de redução de erros) e as vendas em cerca de 20%!

 

De onde nasceu? 

A ideia surgiu em Braga, através sócio e cofundador da ISSHO, Mauro Reggla. O objetivo era qualificar segmentos de indústria onde o produto fosse altamente personalizável, favorecendo e aumentando a competitividade nos processos de produção e de venda. Após algumas conversas, percebemos que estávamos em sintonia e que ambos tínhamos a vontade de criar uma empresa global, rentável, onde as pessoas se sentissem bem e quisessem trabalhar.

 

Missão? 

Simplificar a complexidade industrial de quem fabrica produtos personalizados, democratizando a personalização de produtos e interligando toda a cadeia de valor. No fundo, permitir a qualquer PME ter os processos e a gestão da complexidade de um IKEA.

 

Financiamento? 

A empresa é detida na totalidade pelos fundadores e apenas agora, passados quase quatro anos, é que procuramos investimento para crescer mais rápido (temos crescido a uma média de 202% ao ano). Até hoje o investimento foi de cerca de 395 mil euros, maioritariamente decorrente de vendas e apenas uma pequena parte dos fundadores. Dessa parte, para começar e manter a estabilidade da empresa, utilizámos todas as formas clássicas de financiamento: poupanças, família, cartões de crédito e um pequeno empréstimo através de um fundo de garantia mútua.


Onde esperam chegar? 

Neste momento estamos a iniciar o nosso processo de internacionalização, com dois mercados de teste definidos. Contudo, a nossa ambição é global e pretendemos ser um dos principais players mundiais neste âmbito.

 

Como lidaram com a incerteza inicial? 

Quando se acredita muito num projeto, achamos sempre que nunca vai falhar. E apesar de ambos os fundadores não terem muita aversão ao risco, tomámos algumas medidas para o reduzir:

  • falámos com quase 300 indústrias para perceber os seus problemas e com essa informação, estruturámos o produto a desenvolver;
  • procurámos um primeiro cliente (idêntico à maioria dos que pretendíamos alcançar) onde desenvolvemos e testámos o produto, bem como a nossa capacidade de resposta;
  • e alicerçámos o crescimento em vendas, mantendo sempre mínimos os custos fixos.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto? 

O ingrediente secreto, é secreto! ;) Mas o nosso maior valor enquanto empresa é o espirito de equipa. E esse apoio e espírito entre todos ajuda muito a ultrapassar as imensas adversidades que encontramos no caminho.

 

O que sugerem a quem começa? 

Validem bem a ideia e o modelo de negócio com o mercado. Depois, testando, falhando e corrigindo constantemente e rapidamente o plano e o modelo, com persistência e perseverança, vendam, vendam, vendam… e cumpram o que prometem!


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu? 

Mais vale decidir mal, do que não decidir nada.

 

Mais informações em isshotechnology.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais