IZIRepair


HTML Editor - Full Version

A IZIRepair é um marketplace de manutenção e reparação automóvel, que permite simular preços de oficinas em tempo real e adjudicar esses mesmos serviços. Adicionalmente, todas as oficinas presentes na IZIRepair fornecem um serviço de recolha e entrega das viaturas dos clientes.

 

Esta combinação de características permite que os clientes não percam tempo, nem dinheiro com as habituais deslocações à oficina e que tenham preços assegurados antes do trabalho ser realizado.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A IZIRepair é uma plataforma de manutenção e reparação automóvel, que permite simular preços de oficinas em tempo real e adjudicar esses mesmos serviços, com total transparência. Adicionalmente, todas as oficinas presentes na IZIRepair fornecem um serviço de recolha e entrega das viaturas dos clientes.

 

De onde nasceu?

Como potencial cliente de oficinas, percebi que não tinha tempo para visitá-las, nem tinha referências de nenhuma na zona para onde me tinha mudado há pouco tempo.

Assim, identificaram-se duas necessidades para o automobilista: o tempo para ir à oficina e referências de confiança. A partir daí, comecei a estudar o que se fazia em Portugal nesse sentido e descobri, que à exceção de algumas empresas relacionadas com mobilidade e algumas oficinas locais, não existia uma resposta standard para estas duas necessidades.

 

Missão?

Libertar os automobilistas dos inconvenientes associados a levar o carro à oficina, com orçamentação transparente e com um atendimento rápido e de excelência.

 

 

Financiamento?

Até ao momento capitais próprios e uma pequena linha de financiamento.

 

Promoção?

Sobretudo através de marketing digital (social media, google adwords, email marketing), mas também com algumas parcerias com empresas/associações de trabalhadores (ex: Clube Millennium BCP, Vantagens éPT, etc.). E, claro, bastante word of mouth.

 

Onde esperam chegar?

Queremos ser a maior plataforma oficinal da Europa, a longo prazo.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Ainda lidamos com a incerteza. Naturalmente que as barreiras iniciais e os problemas associados à modelização do negócio vão sendo ultrapassados, a confiança no sucesso da empresa vai ganhando bases mais sólidas. O importante é qualquer empreendedor ter consciência que o fracasso pode ser uma realidade e qual o máximo que estão dispostos a perder (tempo, dinheiro, etc.). Se tiver isso em mente, com limites bem definidos, fica com a mente liberta para se focar no mais importante: testar a implementação do negócio e tentar crescer a partir dos resultados alcançados.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O foco no cliente, a transparência no decorrer de todo o processo e a consciência que se queremos uma boa resposta das oficinas parceiras, também temos que as tratar com toda a atenção e ponderar sobre o seu feedback.

 

 

O que sugerem a quem começa?

Aquilo que hoje todos os livros e gurus dizem sobre startups: ser rápido a construir um MVP (mesmo o mais minimalista possível, só com o core do que querem oferecer ao mercado) e testar com clientes reais, aproveitando o seu feedback para perceber se há viabilidade e então investir mais algum tempo e esforço numa segunda fase do produto/serviço.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Não foi um conselho direto, mas li uma vez, algures: “A cultura organizacional come a estratégia ao pequeno almoço.”

 

Mais informações em izirepair.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais