Peekmed


Se por vezes duvida que Portugal esteja na vanguarda científica no contexto internacional, pense de novo. Um dos projetos que poderá fazê-lo mudar de ideias é justamente a PeekMed, uma startup que desenvolveu um software que permite aos ortopedistas planearem toda uma cirgurgia antes da sua realização.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A PeekMed é um sistema de planeamento pré-cirúrgico ortopédico em 3D. Com este sistema o cirurgião consegue fazer todo o processo de planeamento para a sua cirurgia, utilizando as imagens médicas do paciente, em 3 dimensões, percebendo exatamente quais os passos necessários para que a cirurgia seja um sucesso.

 
De onde nasceu?

A base tecnológica da PeekMed nasceu da dissertação de mestrado em Engenharia Biomédica do seu CEO, João Pedro Ribeiro. Após terminar a Universidade e de ter trabalho numa empresa de desenvolvimento de software, João Pedro Ribeiro junta-se a Sara Silva e Jaime Campos no sentido de criar um produto com base nessa tecnologia para que respondesse às necessidades dos cirurgiões.


Missão?

A PeekMed tem uma missão muito clara: ajudar o cirurgião, através da tecnologia, a tratar o seu paciente. Existem demasiadas variáveis numa cirurgia, sendo muitas delas de gestão complexa para o médico. Assim queremos que, com o nosso sistema, o médico se foque no essencial, o paciente.


Financiamento?

Começamos com o Passaporte para o Empreendedorismo, posteriormente Business Angels e Portugal Ventures. 


Promoção?

A promoção é feita diretamente a Hospitais ou através de distribuidores. 


Onde esperam chegar?

A todos os cirurgiões que acreditam que com a tecnologia se tornam super-heróis, em suma, a todo o mundo.


Como lidaram com a incerteza inicial?

A componente de empreendedor está muito presente entre os founders da PeekMed. A incerteza e as primeiras “negas” (que aconteceram!) foram sempre utilizadas como “combustível” para evoluir e continuar a insistir. 



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Sem dúvida a equipa. Multidisciplinar e altamente focada em resolução de problemas. Maioritariamente composta por Engenheiros Biomédicos com elevado conhecimento de medicina, imagem médica e tecnologia.


O que sugerem a quem começa?

Embora possa parecer cliché, foco, resiliência e paixão. Steve Jobs disse numa entrevista que ninguém é louco para ter uma vida de empreendedor se não for completamente apaixonado pelo que faz. Isto porque é duro, é mesmo duro levar nãos mas sentir que é necessário continuar, porque acreditamos no que fazemos. Mas depois, a melhor sensação do mundo, é termos os clientes a aprovarem o que fazemos. Por isso, foco, resiliência e paixão.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Recebemos vários conselhos, de diversas pessoas, pelo que seria injusto selecionar “o melhor”. No escritório da PeekMed está uma quote do “famoso” Rocky Balboa: "The world ain't all sunshine and rainbows. It's a very mean and nasty place... and I don't care how tough you are, it will beat you to your knees and keep you there permanently, if you let it. You, me or nobody, is gonna hit as hard as life. But ain't about how hard you hit... It's about how hard you can get hit, and keep moving forward... how much you can take, and keep moving forward. That's how winning is done”.

 

Mais informações em peekmed.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais