Pro-Drone


A Pro-Drone é uma startup fundada por André Moura que utiliza drones automatizados para realização de levantamentos em lâminas de turbinas eólicas.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Pro-Drone desenvolveu uma solução para a inspeção de pás de turbinas eólicas utilizando drones autónomos. De uma forma simples, robusta e segura os nossos drones realizam inspeções de alta resolução e em tempo reduzindo. A recolha dos dados é complementada pela nossa plataforma BladeInsight onde geramos uma reconstrução integral da pá com uma resolução sub-milimétrica e fornecemos todas as ferramentas para gerar relatórios e gerir o estado das pás.


De onde nasceu?

A Pro-Drone nasceu como uma spin-off da WavEC Offshore Renewables, empresa que trabalha com energias renováveis marinhas, e teve como inspiração os trabalhos realizados na turbina flutuante offshore Windfloat, que foi lançada ao largo da Aguçadoura. 


Missão?

Revolucionar como são realizadas as inspeções a infraestruturas verticais com recurso a drones autónomos e plataforma de gestão de dados com o intuito de baixar os custos operacionais, melhorar a qualidade dos dados e contribuir para a integração de estratégias preventivas. 


Financiamento?

Até ao momento a Pro-Drone já recebeu financiamento privado da InnoEnergy e da associação de business angels Betwixt bem como prémios de inovação e fundos europeus (SME Instruments) e nacionais (Vale IDT).


Promoção?

A promoção da Pro-Drone é feita de forma focada ao nosso segmento nomeadamente através de participação em feiras e fóruns da industria. 


Onde esperam chegar?

Esperamos estabelecermo-nos como uma empresa de referência no mercado de inspeções industriais com uma presença internacional.



Como lidaram com a incerteza inicial?

A incerteza inicial, da qual alguma ainda persiste, é uma constante em novos negócios que arriscam e procuram trazer novas soluções ao mercado e deve ser encarada com naturalidade e como fonte de inspiração e foco de forma a ser dissipada o quanto antes. Na vertente de negócio ela é mitigada tendo laços próximos com a industria e clientes futuros procurando auscultar as suas necessidades e direções estratégicas. Já no plano da tecnologia é preciso ter uma equipa motivada e eficiente e dar-lhes as condições necessárias para atingirem as suas metas.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O nosso maior trunfo é a nossa equipa. Temos o privilégio de poder contar com uma equipa coesa e multidisciplinar que nos tem permitido ir conquistando as nossas metas e lançar um produto verdadeiramente inovador no mercado. 


O que sugerem a quem começa?

Sugerimos que entendam bem o problema que estão a tentar resolver e que se foquem no mercado/cliente que tem a maior necessidade para a solução. Se assim for ele será o vosso maior aliado e terá a vontade, recursos e paciência para vos ajudar. Adicionalmente diria que todos os empreendedores precisam de aceitar que estão a entrar numa montanha russa e que é preciso estofo e resiliência nos momentos mais difíceis e calma e perspetiva quando as coisas correm bem. De resto sugiro que tenham boa sorte!


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Se não construíres os teus sonhos alguém te irá contratar para construir os seus. 

 

Mais informações em pro-drone.eu.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais