Sound Particles


Usando um sistema de partículas aplicadas ao som, a Sound Particles disponibiliza um software áudio 3D inovador que já chegou a Hollywood!



O que é/qual é o negócio?
O Sound Particles é um software áudio 3D, completamente diferente de outros programas, e que utiliza conceitos de computação gráfica aplicados ao som, permitindo entre outras coisas, simular milhares de sons em simultâneo, sendo utilizado em todos os grandes estúdios de Hollywood, e em filmes como “Carros 3”, “Gru o mal disposto 3”, “Wonder Woman”, “Guardiões da Galaxia 2”, entre muitos outros.

De onde nasceu?
O Sound Particles começou como um projecto pessoal meu (Nuno Fonseca). Há cerca de 10 ou 12 anos, tive a ideia de usar sistemas de partículas, uma técnica muito usada em efeitos visuais, mas aplicada ao som. No entanto, foi só uma ideia, e o tempo foi passando. Em 2012, tinha acabado o meu doutoramento (noutra área), e como ainda ninguém estava a usar sistemas de partículas aplicados ao som, resolvi por as “mãos na massa” e começar a criar o meu software, que foi crescendo.

Missão?
A nossa visão a longo prazo é a criação de software nativamente 3D para som, uma abordagem disruptiva ao mercado do áudio profissional.

Financiamento?
A Sound Particles não teve nenhum financiamento inicial. Tendo sido criado como um projeto pessoal, começou a ter vendas ainda antes da empresa ter sido criada. No entanto, estamos neste momento a ponderar um investimento de forma a acelerar novos desenvolvimentos.



Promoção?
O nosso mercado mais importante é Hollywood. Como tal, vamos periodicamente a Los Angeles e S. Francisco, fazer apresentações aos estúdios e reunir com os principais profissionais da área, para além de alguma presença em eventos internacionais na área do áudio.

Onde esperam chegar?
Gostaríamos de ser uma das principais empresas de software áudio do mundo, e ser responsáveis pela adoção de uma nova abordagem de pós-produção áudio.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Qual é a probabilidade de alguém em Leiria, criar um software áudio para ser usado por estúdios de Hollywood, especialmente vocacionado para grandes super-produções? Muito, muito baixa… No entanto, acho que há alturas na vida em que é preciso ser ingénuo (ou convencido, dependendo do ponto de vista), e acreditar.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo foi criar algo completamente diferente de tudo o resto.

O que sugerem a quem começa?
"Apontar para as estrelas", fazer o trabalho de casa, e “atirar o barro à parede"

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Todos aqueles conselhos que reforçam a importância da persistência, perseverança e trabalho.

Mais informações em Sound Particles.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais