Swonkie


Swonkie é a espécie de faz-tudo nas redes sociais que pode alavancar a presença online da sua empresa para outro nível.  

 

Em resumo, trata-se de uma ferramenta que pretende ser a única localização para os produtores de conteúdos gerirem a sua presença online, oferecendo integração com o Blogger, WordPress, Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes sociais.

 

 

O que é/qual é o negócio?

O Swonkie é uma plataforma de gestão de redes sociais, destinada a Agências de Redes Sociais, Gestores de Redes Sociais e Produtores de Conteúdo. Com uma proposta de valor assente em três eixos:

Produção do conteúdo - Fornecemos ao utilizador um assistente na produção do conteúdo, analisando o seu conteúdo ao segundo, percebendo como é a construção do seu título, do seu texto, quais as melhores palavras chave para o que está a escrever, analisando através do nosso algoritmo o impacto em termos de SEO daquela publicação que ainda não está online;

Distribuição do Conteúdo - Em segundos qualquer utilizador pode partilhar, agendar a sua informação para várias redes sociais, sem diferentes logins, em segundos.

Monitorização do Conteúdo - Todos os investimentos devem ser quantificados. É isso que fornecemos aos utilizadores, um feedback total sobre o impacto em todas as redes sociais, para que de uma forma consciente consigam ter a noção do real impacto da sua actividade.

O Swonkie é, uma experiência integrada na actividade das redes Sociais que permite a qualquer utilizador, num único interface controlar toda a sua actividade nas Redes Sociais.

 

De onde nasceu?

As redes sociais vieram para ficar, hoje geram milhões de oportunidades de negócio. A distribuição da informação pelas redes sociais é fundamental. No entanto, o que reparamos é que, existem ferramentas que ajudam na integração das redes sociais para a distribuição da informação, mas o que fará o sucesso da nossa informação não é apenas a distribuição, mas sim, a produção dessa informação. O Swonkie começa no pilar fundamental, a Produção dos conteúdos. 


Missão?

O Swonkie é acima de tudo, uma ferramenta de produtividade. A nossa missão é entregar às Empresas, Agências e Produtores de conteúdo tempo. Vendemos tempo aos nossos clientes, para que os colaboradores não gastem tempo com processos sem valor para a gestão de negócio.

 

Financiamento?

Estivemos no Shark Tank Portugal e conseguimos trazer para a Equipa alguém que veio além de financiar, acrescentar valor reforçando e estando connosco na definição do nosso caminho.


Promoção?

A melhor promoção que podemos ter é quando os utilizadores e clientes nos recomendam. Hoje, apostamos muito no "passa a palavra", em trabalhar determinadas comunidades nos social media e a trabalhar com parceiros que nos fazem crescer o número de utilizadores, desenvolvimento do produto e expansão da Marca.


Onde esperam chegar?

Como qualquer Empresa, queremos conquistar o maior numero de quota no nosso mercado, conseguirmos internacionalizar o nosso produto e chegar o mais longe possível. Neste momento queremos cumprir o nosso roadmap para os próximos três meses, os nossos objetivos para os próximos seis meses e aí, ter a capacidade de olhar novamente para o futuro. O nosso futuro é o dia de amanhã apenas. Numa Startup tudo muda rapidamente. Temos o caminho planeado mas todos os "remendos" prontos para remediar, consertar e melhorar o que o futuro nos reserva.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Com a CERTEZA que estamos a construir os nossos sonhos, a lutar por eles e a cada dia que passa, a eliminar Se's da nossa vida. Todos os dias nos deitamos com mais perguntas que respostas, mas acordamos com mais respostas que perguntas. Não há formulas mágicas, receitas ou conselhos que nos vão retirar a incerteza. Ninguém estará em cima da ponte por nós, e se a incerteza inicial não for colmatada pela certeza dos nossos sonhos, então é porque ainda não estamos preparados.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A Equipa. É o bem mais precioso que temos. Nenhuma ideia é executada bem se não tiveres uma equipa focada em fazer parte de algo maior do que eles próprios. Senão tiveres uma, não comeces. Num mercado concorrente, o que fará no final do dia conseguires acrescentar valor é a tua capacidade de execução, e isso, só consegues com uma equipa 24/7, insaciável, faminta e comprometida.


O que sugerem a quem começa?

Acho que o melhor conselho que podemos dar é, não a quem começa, mas a quem não começa. Quem não começa, nunca saberá o prazer que é lutar pelos seus sonhos, pelas suas ideias, e mais do que isso, pela sua liberdade. Quando decidimos construir o nosso próprio negócio, estamos a "comprar" a nossa liberdade, a liberdade de decidir qual o caminho que seguimos. Claro que, essa liberdade por vezes pode ter um custo alto a pagar, mas é o preço a pagar.

Quando decidimos avançar, não podemos esperar que todos nos apoiem ou entendam o nosso caminho, não podemos esperar que todos se preocupem com aquilo que estamos a fazer. O que sugiro a todos os empreendedores que levam a sua ideia para a frente, é apenas uma coisa: Tem alguém que te apoie, tem alguém que confie em ti, porque senão tiveres, as incertezas vão-te roer e fazer abrandar. E não precisas de ninguém para te dar palmadinhas nas costas, precisas de alguém não que te ampare nas quedas, porque essas só tu vais sentir, mas alguém que diga, levanta-te que tu consegues. Vais precisas.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Não sei se foi o melhor ou não, às vezes os melhores conselhos não resultam, mas talvez o mais inspirador que tive sem dúvida. Estávamos em 2011, estava na única empresa que trabalhei até hoje por conta de outrem, e depois de um concurso interno de ideias onde tive a oportunidade de participar perante cerca de 200 colaborados da Empresa, no final, o CEO decidiu ir ao palco dizer algumas palavras. Algo que segundo ele não estava programado mas sentiu vontade de o fazer. "A única forma que temos de ser melhores que a nossa concorrência quando não temos os mesmos recursos é através da inovação, e a inovação é representada pelos colaboradores da empresa sempre que se superam como hoje, assim seremos os melhores" Esse CEO, hoje é o CEO da NOS. Hoje, é isso que se reflecte no ADN da nossa startup, não temos os mesmos recursos que a nossa concorrência mas temos a vontade e a força de nos transcender todos os dias, inovando naquilo que fazemos.

 

 

Mais informações em swonkie.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais