Empreendedorismo

Trinta Por Uma Linha


Tem um nome curioso que faz adivinhar a aventura por detrás da descoberta dos seus produtos.

 

A Trinta por uma Linha é uma marca portuguesa que pretende espalhar a cultura tradicional para o mundo contemporâneo, através do pensamento função-forma, refletido em projetos de design de produto e interiores.
 

 

O que é/qual é o negócio?

A Trinta por uma Linha, é uma marca portuguesa de mobiliário contemporâneo que visa contar, através de cada peça, um pouco da cultura de Portugal. A marca explora as materiais primas portuguesas, como o pinho, o burel, a tão famosa cortiça e outras mais, para apresentar Portugal pela sua especificidade e tipicidade na área do design criativo e consequentemente, nos conceitos que originam as peças. Conceitos esses que se transformam nas expressões populares portuguesas e que dão origem às peças desenhadas e produzidas pela marca em Portugal.

 

De onde nasceu?

Trinta Por Uma Linha foi pensada por Margarida Costa e Catarina Agostinho, ambas com 24 anos atualmente, quando estavam na faculdade. Tornaram-se amigas quando entraram em Design de Equipamento e Espaço, na Universidade Lusófona, e quando acabaram, em 2013, seguiram para a Pós-Graduação em Design, na mesma faculdade. Na cadeira Inovação e Projeto, explorando diferentes conceitos e matérias primas, inspiraram-se para a criação da marca Trinta por Uma Linha. Em 2014, a ideia começou a ser desenvolvida, mas só em dezembro do ano passado, ano em que Ana Barros entrou para o projeto, é que foi oficialmente lançada a marca, criando assim empresa.

 

Missão?

Criar mobiliário contemporâneo com base no pensamento função-forma-estética, refletindo as peças através de expressões populares portuguesas, que visam contar a cultura de Portugal com matérias primas portuguesas.

 

Financiamento?

Nesta primeira fase o investimento é de capital privado, estando em estudo a entrada de capital por entidades institucionais e paralelamente, tem havido o apoio da Incubadora Play da Universidade Lusófona.

 

Promoção?

Presença em eventos de Design a nível nacional e internacional, presença nos media e estratégia de comunicação digital.

 

 

Onde esperam chegar?

Pretendemos ser uma referência mundial na criação de mobiliário contemporâneo com matérias primas portuguesas, havendo a expetativa de alcançar o mercado do norte da Europa e o Americano.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com algum receio que foi ultrapassado através do mentoring que temos acesso na incubadora da Play e paralelamente com os feedbacks de algumas pessoas com experiência no mercado, nomeadamente professores e empresários.  

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A marca distingue-se no mercado, principalmente, através dos seguintes fatores:

·        100% nacional: a Trinta é uma marca portuguesa que pretende contar a cultura portuguesa através das suas peças e, para isso, utiliza as expressões populares portuguesas que são tão nossas e que não há qualquer tradução à letra possível. O primeiro processo é simples, escolher uma expressão e materializa-la até chegarmos à peça final.

·        Função - Forma – Estética: a Trinta além de criativa, desenha as peças sempre com um sentido de funcionalidade e utilidade para o utilizador.

·        Processo montagem: a Trinta desenha as peças de forma a que a sua montagem seja prática e fácil e, no limite, sem qualquer necessidade de parafusos, manuais de instruções e afins. Exemplo disso, é a peça ´Põe-te a Pau´ que não requer quaisquer parafusos, sendo de fácil montagem.

·        Versatilidade: a Trinta tem ainda em consideração pensar em peças que sejam versáteis, que possam ser usadas de duas formas diferentes, como por exemplo, a peça ‘Vira o disco e toca o mesmo’ que ao virar, a peça passa a ser um banco em vez de um sofá.

 

O que sugerem a quem começa?

Que nunca desistam dos seus sonhos, que é difícil, mas possível e que é bastante gratificante nos levantarmos todos os dias para trabalharmos no que adoramos fazer. Passo a passo, a tudo se chegaAcreditar é poder.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Para nunca “baixarmos os braços” e mais importante, sermos humildes.

 

Mais informações em trintadesign.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais