WeCareOn


A pensar na saúde dos portugueses, a WeCareOn disponibiliza consultas de psicologia, coaching e bem-estar a todos os que desejam, sem a necessidade de se deslocarem a um consultório físico, muitas vezes demasiado longe de casa.



O que é/qual é o negócio?

A WeCareOn é a primeira empresa em Portugal a disponibilizar consultas online de psicologia, coaching e bem-estar. Trabalhamos com clientes particulares e empresas. Os clientes podem escolher o canal que pretendem para as consultas (video, voz, chat, e-mail e ainda fazemos algumas sessões presenciais, se assim for justificável). Temos ainda vários profissionais e preços distintos, o que permite ao cliente a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades.

De onde nasceu?
A empresa surgiu de uma necessidade que eu [Paula Ribeiro] queria resolver, pois a minha mãe estava com uma depressão em 2013 e no centro do país, onde mora, não existe acesso fácil a serviços de psicologia, com preços acessíveis, sem grandes deslocações. Comecei por questionar se a minha mãe acederia a um serviço online e ela disse que sim... e a partir daí, foi começar a pesquisar o mercado, saber se já existia algum negócio em Portugal e vi que não... Fui então fazer um programa de empreendedorismo (Beta-I), para passar da ideia à prática e deixei mais de 12 anos de consultoria IT para criar a WeCareOn.

Missão?
A nossa missão é democratizar os serviços de saúde mental e bem-estar para todos, tornando o acesso mais fácil e flexível para qualquer pessoa. Queremos transformar vidas e saber que cada pessoa que nos procura, é mais saudável e feliz depois de fazer a sua caminhada connosco.

Financiamento?
Não tivemos até agora qualquer tipo de financiamento, embora estejamos agora a dar os primeiros passos na procura de parceiros/financiadores para nos ajudarem a chegar mais longe.

Promoção?
A nossa venda é feita maioritariamente online, sendo nós um serviço online. O nosso crescimento tem sido orgânico e não temos feito investimento em marketing. Tivemos presentes nalguns eventos/feiras da nossa área e os media também já falaram bastante de nós. Trabalhamos as nossas redes sociais e temos vários artigos no nosso blog, ligados às áreas de saude e bem-estar, com dicas para os clientes.

Temos feito algumas parcerias com empresas, através de protocolos, que permitem chegar-nos a mais utilizadores e ainda temos parcerias com seguradoras.

Queremos chegar a mais países e a mais pessoas. Neste momento mais de 30% dos nossos clientes são Portugueses fora de Portugal. Sabemos que o mercado de lingua portuguesa é apetecível, e para além deste mercado queremos também expandir para outras linguas como o inglês e espanhol.

Onde esperam chegar?
O ideal era sermos algo como a Uber dos psicólogos e coaches :) Sabemos que ainda temos alguns desafios pela frente até lá chegar... Acreditamos que passo a passo, com estabilidade, ambição, grande propósito, parceiros certos e foco no cliente, havemos de conseguir.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Ser empreendedor é mesmo saber lidar com a incerteza... E mesmo no meio de tanta incerteza, ter a certeza de que tudo vai dar certo... e que cada vez que tivermos que mudar de estratégia e fazer algo novo, aprendemos algo e melhor para a próxima fase... Ser resiliente é fundamental e acreditar sempre na missão, faz-nos levantar com um grande sorriso todos os dias.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A capacidade de criar soluções únicas para cada pessoa, saber ouvir, fazer acontecer e estar sempre disponível para os clientes. A nossa equipa é a chave para o sucesso.

O que sugerem a quem começa?
Tenho falado com muitas pessoas que têm ideias e que não passam do sonho à realidade. Perguntam-me como fiz... O que digo sempre é para deixar de lado os medos, ter confiança em si, começar por testar algo mesmo pequeno e obter feedback constante de quem pode comprar ou usar os serviços... E depois, quando já se deram os primeiros passos, naturalmente as coisas fluem mais facilmente e se tomam as decisões, já com métricas reais, para se continuar ou não com o projecto. Ou seja, o verbo é ação, é FAZER :) 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Ao longo destes 18 anos de experiência profissional, já ouvi e aprendi imensas coisas benéficas. Talvez escolha hoje um deles, que serve de inspiração também para quem quer criar um negócio e quer desenvolver-se como pessoa:

- Sê sempre quem és e faz as tuas escolhas baseadas nos teus valores pessoais;
- Trabalha naquilo que realmente te dá prazer e nunca sentirás que estás a trabalhar, mas sim a desfrutar da vida :)
- Sê feliz em cada momento.

Mais informações em WeCareOn.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais