Wisecrop


Um app fundamental no mundo atual da agricultura, o Wisecrop pode ser usado por todos e irá mostrar-se uma grande ajuda.



O que é/qual é o negócio?
O Wisecrop é o Sistema Operativo da Agricultura. No fundo, é como trabalhar com o Microsoft Windows ou o MacOS que todos temos nos nossos computadores, mas online e especificamente desenhado para o Setor Agrícola. Dentro desta interface simples e intuitiva, acessível através de um login numa página web, o utilizador pode encontrar um conjunto de Aplicações que impulsionam os resultados do seu trabalho diário. Cada Aplicação foi desenvolvida com um propósito específico e pode ser subscrita individualmente. No entanto, é na integração que está o grande valor-acrescentado do Wisecrop. Essa integração vai ao nível dos Dispositivos: Sensores ou Programadores de rega instalados no terreno pode ser conectados ao Sistema Operativo e com isso aumentar a precisão dos Modelos Preditivos e Inteligência Artificial das Aplicações. Além disso, a Loja Wisecrop permite aos utilizadores comprarem ou subscreverem produtos e serviços de outras entidades agrícolas, criando assim uma verdadeira Comunidade Wisecrop.

De onde nasceu?
A ideia surgiu de um projeto académico, onde desenvolvemos uma tecnologia de transmissão de dados sem fios com características inovadoras. Uma vez que o protótipo foi bem sucedido, a Equipa decidiu criar um produto em torno da tecnologia de forma a resolver o problema do acesso remoto às explorações agrícolas. Pouco depois percebemos que, mais do que dar dados "em cru", era importante oferecermos informação, ou seja, processamento dos dados fornecendo indicadores. Foi neste momento que o Wisecrop nasceu e, com o contínuo feedback do mercado, se tornou o Sistema Operativo da Agricultura.

Missão?
A nossa missão traduz-se numa citação de uma escritora que dizia: "O meu avô costumava dizer que pelo menos uma vez na vida precisamos de um médico, um advogado, um polícia ou um padre. Mas todos os dias, três vezes por dia, precisamos de um Agricultor". A nossa missão é clara: na Wisecrop, cuidamos de quem cuida de nós!

Financiamento?
Pouco depois da empresa ter sido criada levantamos a nossa primeira ronda de investimento. Este dinheiro permitiu-nos fechar o desenvolvimento do produto e começar a explorar o mercado comercialmente. Desde então temos crescido com as vendas e estamos agora a levantar uma nova ronda de investimento para crescimento.



Promoção?
O Wisecrop tenta estar presente em 3 frentes: Online, através da presença nas redes sociais e lançamento de campanhas publicitárias; Em eventos do setor como Feiras e Exposições; e em Revistas de renome no setor agrícola. No fundo, a melhor promoção que temos tido são os comentários dos nosso clientes. A satisfação deles é a nossa.

Onde esperam chegar?
O nosso objetivo é tornarmos o Wisecrop a solução referência no Setor Agrícola. Da mesma forma que quando se fala em "Rede Social" o Facebook vem logo à cabeça, ou quando dizemos "Motor de Busca" é o Google que nos ocorre, queremos que quando alguém diga "Agricultura", o Wisecrop seja o nome a lembrar. Queremos que todos os Agricultores profissionais do mundo possam ter uma solução que lhes permita alavancar o seu negócio e com isso garantir produções em quantidade e qualidade suficientes para alimentar a população mundial.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Motivação e Resiliência. Os dois ingredientes que nos fazem acordar a cada dia com vontade de vencer. A incerteza do sucesso é constantemente combatida com a certeza que estamos a fazer o que é certo ao ajudarmos os nossos Agricultores a criar um mundo melhor.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Uma tecnologia poderosa, encapsulada numa produto fácil de usar e adaptado às necessidades reais dos Agricultores. O esforço de uma equipa que dedica cerca de 80h semanais a este projeto, compactando cerca de 8 anos de trabalho em apenas 4, fazem com que o Wisecrop seja uma solução inigualável e à frente do seu tempo.

O que sugerem a quem começa?
Garantam que têm a Dream Team para o projeto em causa. Procurem pessoas que se complementem tanto em know-how como em personalidade. Se a Equipa for robusta, não há obstáculo que vos pare.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Se queres ir depressa, vai sozinho. Se queres ir longe, vai (bem) acompanhado". Perceber que no percurso de uma startup temos de oscilar entre ambas as abordagens conforme a tarefa que temos em mãos, é a verdadeira chave para o sucesso.

Mais informações em Wisecrop.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e pagamento de impostos

Saber mais