Empreendedorismo

10 Passos para otimizar o seu negócio


Quer esteja a liderar um pequeno negócio há alguns anos ou quer esteja apenas a começar a sua aventura empreendedora e não tem ainda uma forte presença online, há diversas formas de modernizar o seu negócio online sem gastar muitos recursos.

 

Eis 10 passos para fazer um upgrade ao seu negócio e otimizar as suas oportunidades online.

 

1 - Use software baseado na Cloud

Ter uma arquitetura baseada na cloud torna a movimentação online do seu negócio muito mais fácil e eficiente. Ao fazê-lo, poderá ter acesso a elementos essenciais do seu negócio a partir de qualquer lugar e dispositivo.

 

2 – Soluções que personalizam a experiência online

No vasto mundo online parece extremamente difícil conhecer cada membro da audiência de forma pessoal, mas há várias soluções de software que podem ajudá-lo nesta constante construção de relações. Por exemplo, se tiver um restaurante e quiser fazer o seu cliente sentir que está a interagir com a sua empresa, pode mobilizar uma ferramenta online que ofereça uma base de dados onde explicita o que esse mesmo cliente pediu noutras ocasiões ou quando visitou o seu restaurante. Isto poderá permitir-lhe personalizar reservas futuras e, quem sabe, fazer-lhe ofertas especiais (por exemplo, no seu aniversário).

 

3 – Selecione Ferramentas que o ajudam a otimizar processos morosos

Quando o seu negócio pode automatizar aspetos das operações que tendem a ser morosas como faturação ou pagamentos, poderá focar-se noutras atividades para melhorar a empresa enquanto estas tarefas são eficientemente levadas a cabo. A automatização é um dos aspetos mais benéficos do mundo online e permite-lhe focar-se nas componentes humanas do negócio.

 

4 – Atualize os seus sistemas de segurança

Mesmo um negócio que exista apenas offline tem uma base significativa de informação que é mantida sobre os clientes, incluindo os seus dados pessoais e financeiros. Para proteger o seu negócio e clientes, é importante manter os seus sistemas de segurança atualizados, criando estratégias que minimizem o nível de vulnerabilidade – ex: encriptação ou verificações de dois passos.

 

5 – Crie e desenvolva presença online

Se quer conhecer a sua clientela online e apresentar-se como disponível para estabelecer com ela uma relação, terá mesmo de desenvolver uma presença em plataformas múltiplas das redes sociais, usando-as regularmente para interagir com a audiência. Ter uma conta de Facebook ou Instagram não chega: tem de estar lá diariamente a responder às suas questões, a partilhar conteúdo relevante. Tal como qualquer relação, a sua relação social online precisa de atenção para prosperar.

 

6 - Alavanque os seus Interfaces de Programação de Aplicações

O ambiente online coloca-o em contacto com várias ferramentas que ajudam a modernizar a forma como trabalha com os seus clientes e gere o negócio. Os Interfaces de Programação de Aplicações permitem-lhe usar aplicações específicas para aumentar a funcionalidade em qualquer aspeto da sua empresa: marketing, vendas, e-commerce, faturação, gestão de projeto, comunicação e muito mais.

 

7 – Responda à procura Mobile

Será impossível vê-lo como moderno se os seus materiais online não tiverem algum tipo de “mobilidade” associada – quer seja através de uma app com promoções ou de uma estratégia de geolocalização. A modernidade mobile também significa a possibilidade de trabalhar a partir de telemóveis ou tablets se necessário, de forma a manter produtividade.

 

8 – Lide com as informações e dados

Hoje em dia as empresas têm tanta informação à disposição que muitas vezes não sabem muito bem o que fazer com ela. Esta informação pode ser qualquer coisa, desde as preferências do cliente e históricos de compra até análises que estabelecem uma hora do dia ótima para receber publicidade. Há várias ferramentas de análise de dados que podem ser incorporadas para modernizar o seu negócio e potencializar as informações que tem à disposição.

 

9 -  Acrescente canais para crescimento da receita

Um negócio preso ao passado só encontra um caminho para o lucro, mas uma empresa moderna compreende que é melhor implementar uma estratégia multicanal que coloca o produto em frente ao cliente em diversos canais como o online, mobile e offline. Ao oferecer diversas opções ao cliente, está a reconhecer que os negócios modernos se colocam à disposição em qualquer lugar com o objetivo primordial de satisfazer as necessidades dos clientes.

 

10 – Contrate pessoal com habilidades e talentos atuais

É melhor admiti-lo: muito dificilmente terá tempo ou disponibilidade emocional para aprender todas as habilidades necessárias para modernizar o seu negócio, razão pela qual é essencial contratar de forma estratégica algum talento com conhecimentos digitais (por outsourcing ou freelancing por exemplo) que possa levar a cabo alguns projetos e processos que necessitem de modernização imediata. Estas habilidades podem ir desde a capacidade de programar à análise de dados, passando pelo marketing de redes sociais ou marketing mobile.

 

 

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