5 dicas para o ajudar a usar as redes sociais corretamente


A grande maioria das empresas não consegue fugir às redes sociais, afinal, é através delas que se fazem conhecer os produtos. É, por isso, necessário aprender a usar as redes da melhor forma e evitar alguns erros embaraçosos que podem constituir mais um problema do que uma vantagem.

 

1. Utilize imagens suas ou da sua autoria

Usar as conhecidas stock images pode ser tentador, porém, e por várias razões, esta não é a melhor opção. Abandone qualquer imagem que possa rapidamente ser ligada a outra empresa e dê preferência a fotografias da sua equipa ou do seu produto. Contrate um designer (ou use meios acessíveis a si como um smartphone) que crie imagens promocionais específicas para o seu tipo de negócio  e para os seus clientes, torne a experiência mais pessoal.

 

2. Minimize os hashtags

Pode cair na tentação de adicionar várias hashtags à sua publicação, na esperança que aumente o alcance e atraia pessoas. Contudo, o excesso de hashtags pode fazer a sua mensagem assemelhar-se a spam, fazendo com que os leitores ignorem a publicação ou fiquem com má imagem do seu produto. Crie interesse no consumidor e ele partilhará o produto com gosto.

 

3. Deixe de lado a sua opinião

A publicação será lida por várias pessoas de visões políticas, religiões e culturas ou ideologias diferentes da sua. Tendo igualmente em conta que o leitor não o conhece, pode acontecer que ele se sinta insultado ou desafiado pela sua mensagem quando não era essa a intenção. Tente ser o mais neutro possível e foque-se no seu produto e na sua empresa.

 

4. Releia a publicação antes de publicar

Erros de ortografia e gramática mostram falta de cuidado e de profissionalismo. Hoje em dia as redes sociais têm implementados corretores em várias línguas e não há desculpa para não evitar erros simples.

 

5. Partilhe somente conteúdo relativo à sua empresa

É fácil cair no desejo de partilhar artigos ou conteúdo variado para tentar entreter os seus seguidores. Contudo, é importante que se foque no que diz respeito ao seu produto. Caso contrário o leitor irá perder o interesse na página ou no que realmente há de importante.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Plano de Redes Sociais

5 Ideias de Posts para as suas Redes Sociais

Contratar um Gestor de Redes Sociais: sim ou não?

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais