Escreva e-mails diretos e eficazes


Por vezes os e-mails mais eficazes são aqueles que vão diretos ao ponto e não os mais longos. Contudo, não é fácil colocar em poucas linhas todas as razões que nos levam a contar aquele futuro cliente que tanto quer ao seu lado. Porém é preciso ter em atenção alguns aspectos para que este tipo de e-mail funcione realmente.

1. Perceba qual o seu leitor
É mais fácil ser-se direto com quem conhecemos ou mantemos algum nível de familiaridade. Um desconhecido sentir-se-à mais inclinada a ajudá-lo se receber uma mensagem mais longa e aprimorada, onde você aponte o que mais gosta em determinado negócio. Contrariamente, um conhecido já não precisa desse “pré-aquecimento”, tornando a comunicação rápida e simples. Eles conhecem-no, sabem o seu carácter e estão certamente dispostos a avançar com novos projetos.

2. Decida o melhor e-mail
Sendo que a mensagem em si será breve e sucinta, é importante que não apenas o “assunto” - composto idealmente por duas ou três palavras - mas o seu e-mail em si seja o ideal. Com o tempo faça algumas experiências e tente compreender o que chama mais a atenção dos seus clientes - será melhor ter o seu primeiro e último nome com ou sem pontuação, por exemplo?

3. Vá direto ao assunto
Se está à procura de um parceiro porque ele tem aquele produto que você tanto precisa, comece o e-mail indicando precisamente como é que ele irá ganhar em juntar-se a si.

4. Mantenha-se disponível
Para finalizar, é fundamental que se mantenha contactável. Verifique o e-mail frequentemente e responda assim que receber uma mensagem de volta.

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