Questões que deve responder antes de abrir uma segunda loja


Se possui uma loja física é normal pensar em expandir o seu negócio, abrindo um segundo estabelecimento, mas deve ter atenção os riscos desta decisão. Analise os seguintes pontos para tentar perceber se realmente esta é a opção mais acertada para o seu negócio de forma a continuar um crescimento saudável e com futuro.


Aumente o conhecimento da sua marca

O primeiro passo que deve tomar é certificar-se que a sua marca é conhecida fora dos clientes que visitam ou passam pela sua loja pois caso isto não se verifique, abrir uma segunda loja será tão ou mais difícil do que quando abriu a sua primeira. Mais do que conheceram o seu espaço, verifique se as pessoas reconhecem a sua marca em outros pontos da cidade ou, idealmente, do país.


Verifique que existe procura

Sabe que tem muitos clientes interessados no seu produto mas não tem como chegar a todos? Este é um bom motivo para abrir um estabelecimento que consiga satisfazer a procura cada vez maior. Talvez já possua uma loja na capital e saiba que existem vários interessados que desejam uma loja numa outra cidade. Antes mesmo de abrir o estabelecimento, tenha a certeza que já possui clientes.


Não espere os mesmos resultados

Não tenha os objetivos da sua primeira loja como os da segunda. Mesmo que já tenha clientela fixa e preparada para consumir os seus produtos num novo local, esta continuará a ser uma nova loja, cujo crescimento será naturalmente mais lento durante algum tempo. Delinear o mesmo tipo de objetivos para as duas lojas é normalmente irrealista e fará com que perca a motivação e controlo sobre os resultados na sua expansão.


Esteja sempre por perto

É essencial numa primeira fase que esteja disponível para viajar até à segunda loja. Tratar de burocracias, conhecer a equipa e o cliente, tudo isto é fundamental. Apesar de estar afastado, deve sempre tentar dar o mesmo tempo a ambos os estabelecimentos, garantindo que protegem a cultura da sua marca e que zelam pelo seu bom funcionamento.


Este é um grande passo que pode ser o primeiro de uma expansão que lhe trará ainda mais reconhecimento, clientes, e oportunidades de negócio. Se conhece bem o mercado, sabe da necessidade do seu produto em outros locais, então aposte no futuro da expansão, quem sabe, até para o estrangeiro.


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