Empreendedorismo

Como criar um anúncio Canvas no Facebook


O Canvas é a nova ferramenta promocional do Facebook que permite criar uma experiência de ecrã completo, otimizada para dispositivos móveis e de cliques na publicação que pode apresentar uma combinação de imagens, vídeos, texto e ligações que são dinamizadas pela possibilidade de interagir com o material através de toques, deslocamentos e deslizes. Esta ferramenta é feita em ambiente desktop mas só funciona, para já, em ambiente mobile.

 

Para a criação de um Canvas de sucesso deve, no entanto, ter em conta vários passos essenciais.

 

1 – Investigação

Não se coiba de ver exemplos de Canvas já feitos – há vários na sua página oficial.

 

2 – Verificar acesso ao Facebook Canvas

Na página onde pretende implementar o seu canvas, clique no menu “Ferramentas de Publicação” e verifique se já tem acesso à ferramenta na parte inferior esquerda do monitor. Se não tiver lá qualquer indicação, pode pedir acesso na página oficial do Canvas.

 

3 – Criar o primeiro Canvas

Clicar na opção “Canvas” no Menu “Ferramentas de Publicação” e logo depois no botão azul que diz “Criar”. O Canvas Builder vai então apresentar-lhe uma série de opções que lhe permitirão saber mais sobre esta ferramenta, como dicas, exemplos, tours ou a possibilidade de abrir um Canvas novo. Aqui poderá adicionar um título ao Canvas bem como compor a sua estrutura. Deverá ter em atenção que para que a ferramenta esteja otimizada nas suas potencialidades, deve usar imagens e conteúdos redimensionados para o mesmo. A imagem de cabeçalho (header) deve ter as medidas ótimas de 882 x 66 pixels e deve constituir-se do logo da marca que pretende promover, uma vez que aparecerá sempre no ecrã do utilizador. As componentes que poderá utilizar estão divididas entre seis categorias: header, botão (ideal para call to action ou redireccionamento para sites), carrossel (galeria de imagens), foto, bloco de texto e vídeo.

 

4 – Gravar e Pré-visualizar

Quando terminar de acrescentar todos os componentes que deseja, grave o seu rascunho e depois disto pode fazer uma pré-visualização no telemóvel ao clicar em “Preview on Device”. Assim poderá confirmar o que pode melhorar na sua criação.

 

5 – Finalizar

Quando tiver a certeza de que terminou as melhorias no seu Canvas, clique em “Finish”. Deve levar em atenção que uma vez que clicar neste botão já não poderá voltar a editar o seu Canvas.

 

6 – Partilhar

Neste ponto pode faze três coisas: criar um post onde partilha o seu canvas, utilizar o URL gerado para fazer um anúncio no Facebook ou pode duplicar o seu Canvas se necessitar de lhe fazer alterações mas não quiser começa-lo de novo.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Facebook para Empresas

Como sobreviver às alterações do Facebook

Qual a Melhor Rede para o seu Negócio

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais