Aprenda a escolher a tecnologia apropriada para a sua empresa


Por vezes criamos a ideia de que termos a tecnologia mais recente é sempre uma vantagem para o nosso trabalho, contudo, isto faz-nos cair no erro de eventualmente adquirirmos produtos e serviços que na realidade não nos trazem qualquer benefício. Por outro lado, com a enorme oferta existente, fazer a melhor escolha na altura certa pode igualmente tornar-se num desafio que tem de estar preparado para ultrapassar.


Utilidade prática

Ter na sua posse a tecnologia mais recente pode ser algo que goste de partilhar com amigos e outros empreendedores mas isto poderá levá-lo a investir dinheiro em algo que não vale a pena. Por exemplo, optar pela marca “da moda” em vez de uma com funções semelhantes mas um nome que não se encontra nas tendências será normalmente uma má escolha pois o gasto será maior do que o resultado.


Facilidade para os clientes

Imagine que descobriu um modo de tornar a navegação do seu site mais simples com a adição de um chatbot. Deve então olhar para o seu cliente. Se este é jovem - Millennials e Geração Z em especial - pode sim ser uma ideia que funcione perfeitamente pois constituem a maior percentagem de utilizadores que optam por usar este serviço. Se o seu cliente alvo for de idade mais avançada, estará somente a investir dinheiro em algo que não o irá ajudar a si ou ao seu cliente, podendo inclusivamente tornar a experiência mais confusa.


Confira a concorrência

Sente que está na altura de modernizar os seus aparelhos? Aproveite o estudo que deve fazer da sua concorrência para tentar perceber qual a sua posição em relação aos produtos que deseja comprar. Estão a ser usados por alguém? Uma das empresas usou-o e obteve mais desvantagens do que vantagens?


Nada substitui o seu trabalho

Se procura algo que substitua as suas funções mais importantes pode desistir. Por muito tentador que seja deve sempre estar por cima das tarefas fulcrais ao bom funcionamento da sua empresa e nada irá substituir o seu olhar atento. Pesquise bem que produtos gostaria de ter na sua empresa e o porquê. Se lhe trouxe pouca ou nenhuma vantagem, talvez o seu dinheiro possa ser investido em algo mais produtivo.


Estar em cima do acontecimento e experimentar a nova tecnologia pode ser algo que lhe suscite interesse mas deve sempre ter o mais prático em mente, olhando para os produtos com um olhar objetivo e não emocional. Perceba o modo como a tecnologia o pode ajudar a crescer o negócio e não se deixe abrandar por ela.


OUTROS ARTIGOS:

Como abrir um Café, Pastelaria ou Casa de Chá

Simuladores


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais