Aprenda a terminar uma conversa amigavelmente


Conseguiu a coragem para falar com aquele empreendedor, a conversa correu bem mas está na altura de se despedir seja porque tem de ir para outro evento ou porque sente que não deve massar demasiado o outro. Contudo, o que deveria ser algo simples, é normalmente uma ação complexa pois ao sair abruptamente, corre o risco de levar o outro a pensar que você não está satisfeito com a sua companhia. Especialmente se é introvertido, apoie-se nestas dicas para terminar uma conversa de forma amigável.


Sugerir retomar o contato no futuro

Referir o “prazer em conhecê-lo” e pedir o cartão de visita ou outro contato para retomarem a conversa mais tarde é uma boa forma de terminar o momento, não sendo demasiado rude e mostrando interesse em se reencontrar para, quem sabe, tratar de negócios.


Apresente outro profissional

Este ponto é ideal para ser usado em eventos de empreendedorismo. Imagine que na conversa acaba por mencionar um colega que poderia oferecer determinado produto ou serviço, ou cujos conhecimentos são do interesse da pessoa com quem está a falar. Se este profissional se encontrar no mesmo evento, pode aproveitar para o apresentar e despedir-se posteriormente. Isto irá ajudá-lo a sair da conversa e ainda a fazer uma boa impressão junto de ambas as pessoas.


Convide-o para outra ocasião

Marque um almoço ou convide-o a estar presente em determinado evento que julgue do seu interesse. Mostre que ficou interessado em retomar o contacto e que está disposto a ajudá-lo a encontrar outros profissionais com que possa construir uma boa relação de trabalho.


Para além destas dicas, lembre-se que deve evitar referir que está atrasado para uma reunião ou que tem de encontrar outro profissional. O importante ali é a pessoa com quem está a falar e se deseja manter uma relação saudável com ela, é fundamental que não demonstre que existem coisas mais importantes. De resto, lembre-se que todos os profissionais passam por esta fase da conversa e que certamente já tiveram experiências bastante negativas pelo que a sua, desde que educada, estará sempre no padrão aceitável.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Crie ligações profissionais e pessoais duradouras

Dicas para diminuir a sua ansiedade em eventos de empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais