Dicas para aproveitar o dia de trabalho ao máximo


Tal como na execução de um projeto, é preciso planear bem o seu dia de trabalho para que este corra de forma fluída e consiga executar todas as tarefas eficazmente e no menor tempo possível.

Crie um calendário de trabalho
A maioria dos seus clientes prefere encontrar-se consigo à quarta-feita? Tente reunir todos os encontros nesse dia. Perceba se determinada tarefa é mais frequente em determinado dia e opte por tirar essa altura para se concentrar numa atividade.

Faça uma “to-do list”
É comum termos mais do que uma tarefa a tratar por dia ou por semana. O modo mais fácil de ter a certeza que nada fica para trás é criar uma lista com tudo o que tem para fazer, ordenando as atividades por ordem de importância ou de duração. Deste modo saberá não só o que tem de realizar mas também por onde começar.

Elimine tarefas repetidas
Verificar o e-mail, por exemplo, é uma tarefa importante mas que não tem de ser repetida a cada meia hora! Pode precisar de imprimir documentos mas será que não pode esperar e imprimir vários documentos ao mesmo tempo? Estas pequenas atividades podem parecer rápidas mas juntas consomem bastante tempo, tempo esse que podia usar para outras atividades mais importantes.

Descubra a melhor altura do dia para si
Seja logo de manhã ou depois do almoço, todos temos uma altura do dia em que nos sentimos mais criativos e cheios de energia. Aproveite esse período para fazer as tarefas que requerem mais atenção ao detalhe e aproveita a sua produtividade ao máximo. Por exemplo, não use o seu pico de energia para responder a e-mails ou tomar um café.

Guarde tempo para si
O trabalho em excesso não é bom para ninguém e é fundamental à sua produtividade (e saúde) que reserve tempo para as suas atividades: jantar com amigos, ir ao cinema, relaxar em casa, dar um passeio, ou até mesmo tirar férias.

A sua produtividade e criatividade dependem muito do modo como planeia e organiza o seu dia. Tente vários modelos, vários horários, até encontrar o que mais se adequa a si e ao seu tipo de trabalho!

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como escolher um bom freelancer
Dicas para o ajudar a tomar boas decisões

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais