Empreendedorismo

Como atrair investidores


Atrair investidores pode ser um processo incrivelmente difícil e moroso, sendo especialmente verdade para novos negócios/empresas, já que contam com histórico financeiro inexistente ou recente.

Todavia, há algumas recomendações gerais que deve seguir no sentido de atrair investidores para o seu negócio.

 

Para pequenos negócios, considere amigos e família – a forma mais simples de conseguir investimento. Conhecem-no, acreditam e confiam em si, o que é a chave para qualquer relação duradoura.

 

Veja as coisas do ponto de vista do investidor – antecipe o que o investidor poderá pensar sobre certos cenários e assegure-se de que não existem perguntas capazes de expor falhas na sua empresa.

 

Valorize a sua empresa de forma sensata – potenciais investidores poderão ser afastados se sobrevalorizar a sua empresa, especialmente não existindo quaisquer garantias no seu futuro.

 

Assegure-se de que os seus planos são rentáveis para o investidor – normalmente, um investidor espera ver um retorno saudável ao fim de três anos, e deve mostrar-lhe que este é possível.

 

Plano de Negócios credível – os investidores são pessoas ocupadas, que olharão sobretudo para pequenos resumos. Se o que lá tiver não os entusiasmar, esqueça.

 

Peça dinheiro suficiente – os investidores quererão assegurar-se de que, uma vez injetado dinheiro, não voltará a pedir-lhes passados alguns meses. Deverá ser capaz de lhes mostrar que analisou detalhadamente as suas finanças, circunstâncias e necessidades para chegar a um valor de investimento preciso.

 

Conte uma boa história – ter uma boa história – emocional e não lógica – pode ser o fator diferenciador entre o seu projeto e tantos outros.

 

Contextualize os investidores – tome por garantido que os investidores irão querer saber exatamente quando e como irão receber o dinheiro investido de volta.

 

Investigue e aja de forma profissional – tente conhecer o investidor e o seu background antes de se encontrar com ele. Tente perceber porque é que seria bom para ele investir no seu negócio.

 

Conheça as suas maiores fraquezas – todos as têm, pelo que mais vale ser honesto e oferecer soluções válidas para assegurar que não prejudicam o negócio.

 

Seja apaixonado – o investidor quererá ver em si a segurança de que não abandonará o barco e persistirá até ao fim, movido pela paixão pelo que faz.

 

Saiba exatamente o que torna o seu produto/serviço especial – “vender” a unicidade do seu serviço/produto/empresa é um dos passos mais importantes para conseguir investimento.

 

 

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