Empreendedorismo

Como atrair trabalhadores jovens para a sua empresa


Se uma empresa se quer manter verdadeiramente competitiva e numa senda inovadora, é essencial que tenha noção da importância de recrutar colaboradores de todas as idades: particularmente jovens.

 

Essencialmente, um colaborador jovem é motivado, decidido a criar a sua carreira, está disposto a trabalhar para chegar ao sucesso mas espera alguns benefícios em troca. Conhecê-los e oferecê-los é, portanto, uma excelente oportunidade para atrair talento jovem para a sua empresa.

 

Horário Flexível

A geração jovem está habituada à flexibilidade do universo online do imediatismo e do estilo de vida maleável. Promover horários e calendários menos restritivos é uma forma fácil e acessível de atrair novos talentos à sua empresa.

 

Local de trabalho tecnologicamente inovador

Para as novas gerações a tecnologia é como uma segunda pele. Entre computadores, televisões, telemóveis, ipads e outros, estas gerações usam cerca de cinco ecrãs por dia, o que significa que a tecnologia está no centro das suas vidas. Se quer atrair colaboradores jovens, deve abordá-los ao seu nível – as redes sociais têm um papel essencial não só a promover oportunidades de trabalho na empresa como a envolve-los na história da empresa.

 

Faça-os sentir valorizados

Apesar de serem criticados por isso mesmo, a verdade é que os jovens estão habituados a receber recompensas pelos mais pequenos objetivos atingidos. Eles mobilizam-se pelo sentido de valorização. Valorizar e reconhecer o seu talento como colaboradores e pessoas pode ajudar.

 

Seja transparente

Para as novas gerações, a imagem grandiosa ou as associações com celebridades são cada vez menos importantes, mas a autenticidade e a transparência importam. Eles querem saber se você e a sua empresa são realmente o que dizem ser. Não crie exageros ou apresentações extremamente positivas – seja honesto sobre o bom e o mau.

 

Planeie o seu crescimento profissional

O desenvolvimento da carreira é essencial para as novas gerações. Eles são ambiciosos e estão sedentos de novas oportunidades. Por outro lado, também são pragmáticos o suficiente para saber que nada disso acontecerá se não construírem um bom conjunto de skills e conhecimento, razão pela qual, normalmente, são bastante recetivos a formações e mentorias.

 

Estrutura e direção

Por mais disruptiva que seja a mente de um jovem, a verdade é que para ele prosperar necessita de ordem, estrutura e alguma previsibilidade no ambiente de trabalho – por outras palavras, segurança. Um ambiente bem organizado ajuda-os a focarem a atenção e a otimizar a sua atividade.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como elaborar um Contrato de Trabalho

Como criar o plano de férias dos Colaboradores da Empresa

Contratação de Recursos Humanos

Como manter os seus trabalhadores satisfeitos

Como motivar equipas de trabalho

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais