Empreendedorismo

Como fazer backup do seu site


O que aconteceria se acordasse amanhã e o site da sua empresa tivesse desaparecido? Sendo alvos de ataques hackers ou vítimas de um acidente informático por parte da empresa de alojamento, os nossos sites estão mais vulneráveis do que pensamos, e o risco de perdermos toda a informação que mantemos online, ou de interromper um serviço oferecido a um corpo de consumidores é um risco que na Era dominada pela tecnologia se revela imperdoável.

 

Impera-se então o a necessidade de um conhecimento e desenvoltura básicos que lhe permitam criar rapidamente um backup do site da sua empresa de forma a ficar mais protegido de acidentes inesperados.

 

Existem várias formas de fazer backups de sites, mas neste artigo abordaremos um dos métodos mais tradicionais e ao alcance de todos – o manual.

 


1º PASSO
Se não utiliza nenhum software de ftp (File Transfer Protocol), instale um. Existem várias versões gratuitas disponíveis na web, sendo algumas boas possibilidades o FileZilla (utilizado neste artigo), Cyberduck​ ou Coffee Cup Free FTP.

 

2º PASSO
Uma vez instalado o software, deverá abrir o programa, e nas suas opções clicar em “Criar Novo Site”. Posteriormente, preencha as definições pedidas, nomeadamente:
- Nome do Site
- Host: deverá ser preenchido como “ftp.oseudomínio.com”, onde o assinalado a vermelho deverá ser substituído pelos dados do site;
- Log on Type: Normal
- User e Password: preencher com dados de acesso ao seu servidor, fornecidos pela empresa que aloja o site.
Concluído o preenchimento de dados, estabeleça a ligação com o ftp (Connect).

 

3º PASSO
Quando é estabelecida a ligação com o servidor, podem ser visualizados duas caixas de pastas – à esquerda, o seu disco rígido, e à direita o que está no servidor. Na janela da direita, a pasta “public_html” encapsulará todo o conteúdo do site disponível no servidor.

 

4º PASSO
Com a pasta “public_html” aberta, selecione todo o seu conteúdo e arraste-a para a esquerda, para uma pasta no seu disco rígido. Nesta primeira etapa, está concluído o backup de todos os ficheiros do site.

 

5º PASSO
A segunda etapa consiste em fazer backup da base de dados do seu site – para isso deverá fazer log in no Painel de Controlo do seu site, na página da empresa do seu alojamento. Posteriormente, procurar a opção “php My Admin”, selecionar a base de dados que deseja fazer backup e depois clique em “Exportar”.


Nota: este guia foi efetuado tendo por base um site Wordpress, mas está estendido a qualquer outro tipo de site, com variantes mínimas possíveis em nomes de pastas, botões ou opções.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como fazer backup de um Computador

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais