Empreendedorismo

Como fazer Brainstorming Online


No contexto atual do quotidiano das empresas, nem sempre é possível levar a cabo uma sessão tradicional de brainstorming – quer seja porque parte da equipa não está disponível para tal, quer seja porque nos dias de hoje cada vez é mais comum adotar soluções de teletrabalho ou colaboradores à distância.

 

Nesse sentido, é importante recordar que, ainda assim, a ideia do brainstorming como onda geradora de (boas) ideias não está obsoleta: a única coisa que temos de fazer é... adaptá-la.

 

Eis algumas ferramentas de que poderá usufruir para criar brainstormings online:

 

Mindmeister

Criado para facilitar a colaboração em mapas mentais e brainstorming, o Mindmeister tem um interface intuitivo e fácil de utilizar. Pode colaborar em tempo real, discutir alterações via chat,  trocar ideias e ver o históricos de alterações efetuadas. Pode aceder via mobile e online e offline e não necessita de instalar qualquer software.

 

Coggle

A primeira grande vantagem do Coggle é que é gratuito. Com esta ferramenta pode fazer brainstorming e criar notas ou mapas mentais para partilhar com outros. Pode arrastar e largar imagens nos seus diagramas, ver o históricos de alterações e customizar as cores de cada projeto. A exportação pode ser feita em PDF e PNG, através da criação de links ou de partilha nas redes sociais.

 

XMind

Ferramenta aberta de mapeamento mental para clarificar o pensamento, gerir informações complexas, organização e brainstorming. Pode reunir ideias e organizá-las numa estrutura lógica para o ajudar a identificar informação crítica, descobrir padrões, relações, prioridades e tendências.

 

StormBoard

O Stormboard foca-se na colaboração e brainstorming em tempo real, permitindo-lhe acrescentar ideias, fotos e vídeos num quadro branco digital. Pode gerar e captar ideias rapidamente, priorizá-las e votá-las. O Stormboard tem ainda uma coleção de Templates customizáveis para servir as suas necessidades.

 

iMindMap

Criado pelo homem responsável pela popularização do termo “mapas mentais”, o iMindMap foi desenhado para ser visualmente estimulante, cores brilhantes e um incentivo para libertar a sua criatividade. Esta ferramenta permite-lhe assumir o controlo de uma experiência de desenho customizada ou que se crie um mapa mais standardizado. É simples para fazer brainstorming, refinar, planear e criar uma apresentação animada.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Brainstorming

Brainwriting

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais