Empreendedorismo

Brainwriting


Tal como o brainstorming, o brainwriting toma uma abordagem de livre associação e estimula os colaboradores de uma empresa a partilharem e gerarem ideias sobre um determinado assunto.

 

Todavia, e ao contrário do primeiro método, esta é uma técnica silenciosa e que elimina a possibilidade de favorecimento de elementos mais participativos e que facilita a contribuição dos colaboradores mais tímidos e introvertidos.

 

A técnica aplica-se através das seguintes fases:
1º - Problema central da discussão é identificado pelo líder da sessão;
2º - Participantes escrevem as duas ideias durante 3-5 minutos;
3º - Participantes passam a folha à pessoa ao lado, que por sua vez acrescentará as suas ideias às já colocadas durante mais 3-5 minutos. O processo pode repetir-se as vezes necessárias, mas geralmente, 3 rodadas são suficientes;
4 º - Líder recolhe os papéis e assenta as ideias num quadro;
5 º Discussão em grupo sobre cada uma das ideias apontadas, avaliando-se e reunindo-se as melhores enquanto se eliminam as impraticáveis.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Brainstorming

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais