Empreendedorismo

Briefing


O Briefing é um conjunto de informações que uma empresa reúne, com o objetivo de desenvolver um novo produto ou serviço. É um plano de intenções que é enviado, geralmente,  para uma agência de comunicação, para que esta possa compreender o projeto e criar uma estratégia que permita promover o produto/serviço da melhor maneira possível.

 

Não existe nenhum modelo rígido para a redação de um briefing, porém existem certas informações que são fundamentais quando se elabora este documento. São elas:

 

Antecedentes
Fazer a descrição da evolução da marca, da empresa, do mercado onde está inserida e dos seus concorrentes. Há questões que devem ser respondidas neste campo, como por exemplo se o novo produto/serviço já existe ou é totalmente novo e quais os resultados de outros produtos e serviços da empresa.

 

Problema de Marketing
De onde surgiu a necessidade de realizar o novo projeto, o que deseja a empresa alcançar com o mesmo e qual a oportunidade de mercado que se quer aproveitar?

 

Objetivos
Prende-se com o ponto anterior, mas deve ser claro a indicar as expectativas da empresa face ao projeto- será aumentar a notoriedade da empresa? Ou destacar-se da concorrência? Colocar o produto em top of mind? Será apenas para efeitos de educação e informação? Ou só se quer que o público experimente o produto? Não diga que quer vender, pois todas as empresas têm esse objetivo, ou quanto quer vender, pois aqui os objetivos são de comunicação.

 

Público Alvo
Para quem é que se quer vender o produto ou serviço ? Relativamente ao consumidor, quais as características a ter em conta – idade, lifestyle, rendimento, zona geográfica? Quais os melhores pontos de venda e através de que meios é que se pretende que o público tome conhecimento do produto/serviço?

 

Plano de Ação
A questão que se deve pensar primeiro, aqui, é a seguinte: quais as características desejadas para a estratégia do produto/serviço? A identidade que se pretende dar ao produto, o tom da sua comunicação e os materiais de promoção que devem ser criados para a campanha devem vir referidos no briefing para que a agência consiga encontrar a melhor solução para o problema da empresa.

 

Cronograma
Qual a data de lançamento oficial do produto/serviço? Quais as etapas essenciais para a campanha? Qual o timing de entrega dos materiais para cada uma? Onde e a quem deverá ser entregue? São todas questões cuja resposta pode gerar uma dinâmica de trabalho proveitosa, tanto para a agência como para a empresa.

A estes pontos, pode igualmente acrescentar, se quiser ser mais rigoroso, uma análise de macroambiente detalhada, os hábitos de consumo do produto/serviço (se já existir), uma síntese da conjuntura económica e dos seus efeitos no mercado em que opera e uma análise swot da empresa.

 

Lembre-se sempre, ao redigir o briefing, que o documento deve ter as seguintes caractéristicas:
- Ser o mais curto possível;
- Ser conciso nas respostas aos pontos, sem divergir do assunto;
- Clareza nos conceitos e valores a que quer associar o produto, focando-se no que a agência já sabe e precisa ainda de saber;
- As informações devem ser fidedignas;
- A estrutura deve ter uma lógica de encadeamento entre os pontos, de forma a ser legível e as ideias e desejos facilmente compreensíveis.

 

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