Empreendedorismo

5 Coisas a evitar nas Vendas


Considerada por muitos como uma "arte", a venda exige que o vendedor deixe de ser apenas um demonstrador de informações e se transforme num gestor de relacionamentos. Isto acontece praticamente desde o momento da aproximação ao cliente até ao acompanhamento da satisfação com o produto/serviço adquirido. Aprender a vender não é algo que consiga fazer do dia para a noite mas há erros que jamais devem ser cometidos durante a venda.

1 - Não assuma que consegue vender qualquer coisa a qualquer pessoa
As pessoas não vão comprar o seu produto apenas porque sorri muito ou porque veste um fato de marca. A chave nas Vendas é muito simples: o consumidor tem que descobrir sozinho que necessita da sua ajuda. Colocar as questões certas em vez de "debitar" informações irá fazer de si uma pessoa muito mais bem-sucedida nas Vendas.

2 - Não trabalhe sem fazer o seu trabalho-de-casa
Pronunciar mal o nome do consumidor ou de uma empresa irá colocar em risco o negócio. Colocar questões que poderiam ser facilmente encontradas no site da empresa irá igualmente fazê-lo perder pontos e parecer pouco competente aos olhos do comprador.

3 - Não fale "pelos cotovelos"
Por alguma razão a maior parte dos vendedores pensa que necessita de dominar a conversa numa fase inicial. Isto está errado! Não transmita informação antes de ouvir o cliente. Coloque em primeiro lugar as necessidades do comprador: concentre-se no que ele necessita de comprar e não no que quer vender. Depois de ouvir o seu cliente poderá tomar a melhor decisão no que toca à estratégia de venda.

4 - "Não" é "não" - pelo menos no momento
Contactar persistentemente um potencial cliente na esperança que ele mude de ideias é a estratégia errada. Pense no quão frustrado ficaria se tivesse alguém a telefonar-lhe constantemente apesar de já ter recusado, educadamente, a tentativa de venda.

5 - Não se esqueça dos detalhes
Tudo se resume a prestar atenção aos detalhes. Enviar um email bem executado ou elaborar uma nota escrita à mão após um telefonema, irá beneficiar a sua imagem. Construa uma cultura em torno de pequenos detalhes e espere grandes resultados.

Um bom vendedor tem as mesmas caraterísticas que um bom amigo. Seja honesto e transparente e não se esqueça de ouvir e prestar atenção. Estas qualidades irão ajudá-lo a prosperar nos negócios e, também, na sua vida.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Onde vender online

Dicas de venda para introvertidos

Como vender em feiras e eventos

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais