5 Coisas que deve saber sobre Bitcoins


HTML Editor - Full Version

A verdade é para se dizer: até as mentes mais tecnológicas tiveram alguns problemas em compreender o fenómeno do Bitcoin. De forma simples e resumida é uma moeda digital que não é controlada por qualquer autoridade central como um governo ou um banco.

 

Com pouco menos de nove anos de existência, o Bitcoin é a moeda digital mais antiga e valiosa por aí, mas não deixou de enfrentar a sua dose generosa de controvérsia.

 

Para ajudar a limpar as águas e esclarecer algumas questões que ainda poderá ter, eis 5 Coisas que Deve Saber sobre Bitcoins.

 

O Bitcoin é uma moeda verdadeira

Aqueles que pensam que o bitcoin não pode ser usado para comprar alguma coisa ou estão presos ao passado ou estão a passar (e processar) informações extremamente erradas. Muitas empresas independentes aceitam bitcoins, mas a prova disto mesmo é que algumas grandes marcas estão a entrar no jogo, incluindo a Subway e a Microsoft.

 

Transferências rápidas e flexíveis

Enquanto as instituições financeiras cobram ou levam dias para processar transações, o bitcoin permite transferências de uma conta para outra, quase de graça e no momento. É certo que tem de ter alguma tecnologia e deve ter algum dinheiro em forma de bitcoin, mas não há intermediários, e os utilizadores podem transferir valores mais rapidamente e sem taxas de processamento dispendiosas.

 

Os bitcoins também deixam rasto

Embora haja um nível considerável de anonimato no mundo do bitcoin, alguns investidores e utilizadores não entenderem os básicos do funcionamento da moeda. Isto decorre do facto desta moeda digital usar uma rede generalizada de utilizadores onde todos mantêm registros de transações usando a tecnologia blockchain em vez de uma instituição central de registo. Mas o importante a recordar neste ponto é que a cadeia de histórias de transações é compartilhada, criptografada e verificada de forma independente por um grupo de utilizadores diferentes.

 

Volatilidade considerável

O valor do bitcoin pode valorizar ou desvalorizar rapidamente em virtude da sua “nova economia”, nova natureza, e, por vezes, devido aos mercados ilíquidos. O Bitcoin deve ser considerado um bem de risco, e recomenda-se que nunca guarde nos seus limites dinheiro que não pode perder.

 

As moedas digitais vieram para ficar

Apesar de o bitcoin não ser perfeito, o seu potencial inegável convenceu muitos dos maiores nomes de Silicon Valley e Wall Street. Ícones tecnológicos como Bill Gates, Richard Branson e Mark Cuban veem claramente o seu potencial - pelo menos no conceito e tecnologia blockchain por detrás do bitcoin. 

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais