Vá de férias sem que a sua empresa sofra com a sua ausência


O Verão está quase aí e com os meses quentes vêm as férias para a maioria de nós. No entanto, o que deveria ser um período de descanso pode ser mais stressante do que o tempo em escritório, especialmente se se encontra à frente de um projeto. Aprenda, por isso, qual a melhor forma de preparar o terreno e garantir umas férias que lhe façam bem e o ajudem a recarregar as energias, sem que a sua empresa sofra negativamente.


Transmita expectativas realistas

Antes de tudo, deve decidir que tipo de férias irá escolher. Vai estar completamente incontactável? Ou passará algum tempo atento ao e-mail, por exemplo ao final da noite? Comunique a decisão à sua equipa e aos colegas ou clientes com quem interage frequentemente para que estes percebam a sua ausência, por pequena que seja. Lembre-se igualmente que não tem de responder imediatamente a todas as mensagens e que pode adicionar uma reposta automática de férias no seu Gmail.


Este passo é importante pois se tem por costume responder dentro de algumas horas e de repente a sua resposta chega somente uma semana depois, o seu cliente ou colega ficará com uma péssima impressão sua. Se a sua mensagem alertar para que poderá responder apenas daqui a uma semana, o recipiente saberá o que esperar.


Transfira as chamadas para o seu e-mail

Se usa bastante o telemóvel para contactar clientes e parceiros, use a mensagem de voz personificada para pedir a quem lhe liga para lhe enviar um e-mail, algo como: Estarei fora do país durante a próxima semana, por favor contacte-me para o meu e-mail. Deste modo não terá a tentação de trabalhar e quem precisa de falar consigo conseguirá eventualmente contactá-lo.


Contactos alternativos

Quer na mensagem de voz, quer no seu e-mail, tente deixar um contacto alternativo de um colega caso acontece algo que tenha de ser resolvido urgentemente. Desta forma não corre o risco de causar um problema ainda maior, o cliente sentir-se-á seguido e, se acontecer alguma coisa que o seu colega não consegue resolver, este entrará rapidamente em contacto consigo.


Leve o que precisa para trabalhar

Se é daquelas pessoas que gosta de trabalhar mesmo quando de férias, algo que acontece muitas vezes no mundo empreendedor, não deixe a sua casa sem antes garantir que leva ou que terá acesso a tudo o que precisa: computador e internet, por exemplo. Se for para uma casa de férias lembre-se que pode tentar transportar parte do seu escritório para uma das divisões. Outra opção, se ainda não tiver, é substituir o seu computador por um tablet onde possa executar as tarefas mais simples em qualquer lugar.


Abuse das clouds

Dropbox e Google Docs são dois exemplos de software que, se ainda não usa, pode analisar para se preparar para as férias. As clouds (como aquele que o pacote NOS Web Pro que oferece) e os softwares online permitem-lhe ter acesso ao trabalho da sua equipa ou até de facilmente partilhar o seu trabalho com colegas e clientes.


Determine o que é urgente e o que não é

É verdade que por dia pode ter várias tarefas a seu cargo mas será que todas têm de ser feitas? Algumas tarefas podem ser delegadas a outros colegas em quem confia e existem certamente funções que podem ser colocadas em espera durante alguns dias. Perceba que tipo de trabalho não pode deixar de ser feito e quem é que, na sua ausência, é mais qualificado para o fazer.


Não desespere, o mundo não vai acabar se você tirar algum tempo para si. Claro, não o faça sem antes delinear um plano para que todos, clientes e equipa, saibam o que podem esperar e de que modo a sua rotina irá mudar. De igual modo, incentive a sua equipa a fazer o mesmo e a aproveitar as férias ao máximo, sabendo que o seu trabalho mais importante será executado pela restante equipa, quem sabe até por si.


OUTROS ARTIGOS:

Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital

Dicas para se tornar num expert da sua área


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais