Empreendedorismo

Como abrir um espaço de coworking


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Num momento de crise onde manter um escritório ou espaço próprio pode ser tão caro, os espaços de cowork são a escolha de muitos empresários, empreendedores e empresas para estabelecerem a sua atividade.

 

Estes apresentam-se assim e por sua vez como uma boa oportunidade de negócio para aqueles que desejam dirigir um espaço de trabalho partilhado.

 

Eis algumas dicas para iniciar o seu próprio espaço de cowork.

 


Investigue espaços existentes
É importante visitar – e inclusive utilizar temporariamente – outros espaços de cowork para retirar ideias e adaptá-las à realidade que quer fazer passar com o seu projeto. Ao investigar espaços existentes poderá ainda identificar funcionalidades ou elementos que não previa, ou ainda reconhecer falhas nos sistemas para as quais poderá arranjar solução. Além do conhecimento exploratório do funcionamento de um espaço cowork, é importante investigar quais e quantos espaços existem na sua área, de forma a evitar apostar num local onde já existem muitos ou onde haverá overlapping de nichos.

 

Licenciamento e Legislação
A abertura de um espaço de coworking não tem a si associadas muitas obrigações de licenciamento ou regulação. Na verdade, o licenciamento aplicável é idêntico ao de uma prestação de serviços indefinida (como seja um escritório, por exemplo). Todavia, se deseja inaugurar um espaço de coworking numa propriedade, necessita de verificar se esta está licenciada para serviços – não estando, terá de dirigir um requerimento à Câmara Municipal. Quanto à legislação aplicável, poderá consultar os seguintes diplomas oficiais:
- Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritórios e Serviços
- Regime jurídico da segurança contra incêndios
- Acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público

 

Localização
Cada cidade ou localidade tem a sua versão própria da “localização ideal”, mas é importante que pense a localização do seu espaço como algo conveniente para os potenciais coworkers. Deste modo, tente arranjar um espaço que seja bem servido de transportes públicos e que esteja localizado perto (mas não necessariamente dentro) de uma zona habitacional e calma.

 

Autonomia
Perseguir indivíduos que se atrasam nos pagamentos das suas taxas de coworking pode ser uma tarefa que consome muito tempo. Por essa razão, tente montar o seu negócio de forma que este se gira autonomamente. Como alternativas pode estabelecer como obrigatório o pagamento no primeiro dia de cada mês ou até estabelecer um sistema de descontos automáticos de cartão de crédito.

 

Promoção
Regra geral, os espaços de cowork não têm hipótese de financiar grandes placards exteriores ou anúncios televisivos – na verdade, nem sequer precisam deles. Além das óbvias e conhecidas potencialidades virais das redes sociais, não deverá esquecer os tradicionais flyers e o importantíssimo word-of-mouth – neste último caso não implica apenas oferecer um bom serviço, mas também organizar eventos/workshops e estar presente noutros tantos.

 

Comece de baixo
Lançamentos de projetos demasiado grandes e ambiciosos são, geralmente, uma má ideia, especialmente quando respeita a comunidades. Por um lado, um grande lançamento poderia levar ao aparecimento de demasiada gente nos primeiros dias não estando o espaço nem os colaboradores preparados para tal. Por outro, pode simplesmente não apelar aos seus potenciais utilizadores e gerar um prejuízo enorme.

 

Mantenha expectativas realistas
A maioria dos gestores e fonos de espaços de coworks não os veem como um empreendimento financeiro ou que, pelo menos, gere rios de lucro. Na maior parte dos casos o cowork surge de uma necessidade de uma equipa de trabalho em alugar um espaço, sendo que posteriormente essa equipa passa a deter um espaço maior que se propõe a alugar a outras empresas ou freelancers.
Deve contudo sublinhar-se que não só o cowork pode encontrar um modelo para se sustentar por si mesmo e aos seus trabalhadores, como existem formas de criar lucros adicionais, por exemplo, através do desenvolvimento de um sistema de eventos ou programações.

 

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