Empreendedorismo

Como abrir um Food Truck


As Food Trucks (também por vezes conhecidas como roulottes) são conhecidos veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas que se tornaram uma valorosa opção de negócio para quem pensa em investir no mercado da alimentação e gastronomia.

 

Saiba aqui os principais passos que deve seguir para abrir um destes negócios.

 

 

Procura pelo Nicho

Parece simples, mas não é. Porque é importante que o que quer que seja que se pense ter esteja em linha com o que podemos fazer e com o sonho que primeiramente deu origem à ação. Ou seja, se se pensar numa roulotte que venda pizza não vale a pena derivar para um espaço de comida típica portuguesa. Porque quando as dificuldades chegarem – e chegam sempre – é o facto de se trabalhar no que se gosta que mantém os empreendedores motivados e com força para continuar. Posto isto, lembre-se sempre da importância de inovar, e procure um nicho pouco explorado – comida gourmet, delícias de outros países, especialidades de doçaria, ou uma padaria sobre rodas. O segredo para o sucesso é encontrar um setor de negócio pouco explorado e tornar-se um especialista e uma referência.

 

 

Sazonalidade

As food trucks são por norma, sazonais. O inverno e o outono trazem chuva e frio que podem atrapalhar o negócio, enquanto a primavera e o verão são tipicamente épocas de maior sucesso. Atenção aos fins-de-semana, feriados e férias que representam sempre os melhores dias de venda.

 

 

Localização

O conceito pode ser o de um “restaurante sobre rodas” permitindo algumas deslocações entre pontos comerciais, mas efetivamente e dependendo público-alvo, a Food Truck terá de escolher localizações estratégicas para operar em local fixo. Ao instalar-se num espaço, o empreendedor deve considerar alguns fatores:

- avalie o fluxo e hábitos das pessoas no local – o local escolhido deve ter grande movimentação e concentração de pessoas com hábitos alimentares;

- verifique existência de concorrência nas redondezas;

- procure locais de fácil acesso, próximo a estações de transporte público ou com estacionamento;

- verifique se a seu Food Truck será visível aos potenciais clientes que passam pelas vias;

- avalie as condições sanitárias e de segurança das redondezas (espaço agradável, sem demasiado ruído, por ex.).

 

 

Veículo

Lembre-se que o seu vai ser o meio de locomoção, cozinha e venda de produtos. Um veículo novo tem muitas vezes preços proibitivos, portanto procure opções em segunda-mão e avalie com muito cuidado e paciência as empresas de transformação e faça contas com base no seu orçamento.

 

 

Plano de Negócios

Desenvolva um plano de Negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, relações públicas e marketing, projeções de lucro e orçamento, obras necessárias, perfil de gestão.

 

 

Plano de Marketing

Desenvolva um plano de Marketing tendo como objetivo máximo a conquista de clientes e a promoção do negócio e do que este tem a oferecer. A incluir no plano: análise diagnóstico, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro.

 

 

Licenciamento

Uma das maiores dores de cabeça dos empreendedores desta área foi resolvida com a aprovação do Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril que veio simplificar a abertura e a modificação de determinados negócios, introduzindo um regime simplificado de instalação e funcionamento, denominado Licenciamento Zero.

 

Relativamente ao licenciamento específico para venda ambulante, este é sempre tratado com a Câmara Municipal onde atuará o negócio – poderá ver aqui a entidade a contactar em cada distrito e localidade.

 

 

Legislação

O Decreto-Lei nº 122/79, de 08 de maio regulamenta a venda ambulante – além deste, não havendo ainda uma fonte de legislação específica, o grosso da mesma é baseado naquela aplicada aos restaurantes e similares.

 

Em primeiro lugar, o Decreto-Lei n.º 234/2007 de 19 de junho é absolutamente crucial, já que dispõe o regime jurídico da instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebida.

 

Os requisitos mínimos de estrutura e funcionamento dos restaurantes (e similares) estão dispostos no Decreto Regulamentar n.º 20/2008 de 27 de novembro. Por outro lado, o Decreto-Lei n.º 67/98, de 18 de março define todas as questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar.

 

 

Recursos Humanos

A composição da equipa irá depender da estrutura, do volume de atendimento e dos produtos que são vendidos no Food Truck. No entanto, recomenda-se a presença mínima de pelo menos duas pessoas em qualquer dos casos – um cozinheiro e um responsável pelo atendimento. Se existir uma área externa (ex: esplanada) recomenda-se fortemente um fortalecimento da equipa com terceiros ou quartos elementos.

 

 

Despesas de Investimento

- Veículo/Adaptação de veículo;

- Forno, fogão, fritadeira, chapa, microondas, (se necessário);

- Frigorífico;

- Equipamento básico para servir (copos, talheres, embalagens, guardanapos);

- Licenças;

- Seguros;

- Equipamento informático;

- Software;

- Encargos com a constituição da empresa;

- Contratação da equipa;

- Outros custos (é muito importante haver uma rubrica para gastos não previstos).

 

 

Custos Fixos

- Salários;

- Renda;

- Pagamento de empréstimo (se for o caso);

- Consumíveis (água, internet, telefone, gás, televisão, combustível);

- Limpeza;

- Contabilidade;

- Seguros;

- Higiene e Segurança no Trabalho & Higiene e Segurança Alimentar;

- Manutenção e reposição de equipamentos.

 

 

Contactos Úteis

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)

Turismo de Portugal

Direção-Geral das Atividades Económicas

Direção-geral da Saúde

Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Autoridade para as Condições de Trabalho

Certif - Associação para Certificação de Produtos

Comissão Europeia

Portal da Segurança Alimentar

Portal do Consumidor

 

 

Dica

Sabia que a NOS Empresas possui um pacote de ofertas especiais para cafés e restaurantes?

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como abrir um restaurante?

Como abrir um bar de praia?

Como abrir uma mercearia?

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais