Como abrir um Hotel para Cães


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Com os animais domésticos a fazerem cada vez mais parte do “núcleo familiar” português, os hotéis para cães, ou se preferirmos, hotéis para animais são um empreendimento rentável e em expansão que pode muito bem vir a ser a sua grande oportunidade de negócio. Mas o que precisa realmente para fazê-lo e quais os principais elementos em que tem de pensar?

 


Definição

É, antes de mais, imperial esclarecer a definição de Hotel para Cães, ou, se preferirmos, um Hotel de Animais como um estabelecimento que pode compreender as atividades de treino, alojamento, tratamento e similares, para animais de companhia.

 

 

Plano de Negócios
O plano de negócios é o mapa para o sucesso da sua empresa, tomando especial proeminência no planeamento de um empreendimento considerável como um albergue. Não há necessidade de ser longo ou pomposo, mas sim assertivo, objetivo e relativamente flexível – passível de ser alterado sempre que necessário, em função de alterações ou acrescentos.


Escolha de Localização
A primeira consideração a levar em conta concerne ao público-alvo: sendo este um albergue para animais, deve posicionar o seu estabelecimento não muito longe de uma grande cidade, mas a uma distância suficiente para poder englobar um espaço amplo para os animais. Dê primazia a zonas com áreas verdes ou com vegetação natural – ex: uma quinta – para que os animais acolhidos possam gozar da maior qualidade de vida e tranquilidade possível durante o período de férias dos donos.

 

Licenciamento / Legislação
O CAE respetivo deste ramo de atividade terá o códio 96092, respeitando a atividades dos serviços para animais de companhia. Para esta atividade deverá ser suficiente fazer o habitual Licenciamento Zero. No que respeita à instalação e funcionamento de empreendimentos de alojamento animal, estes regem-se pelo Decreto-Lei n.º 276/2001 com as respetivas alterações, nomeadamente as do Decreto-Lei n.º 260/2012. O website da câmara municipal do Porto permite alguns esclarecimentos adicionais sobre os documentos que poderá vir a necessitar nesta aventura empreendedora.

 


Recursos Humanos

Para o bom funcionamento do hotel terá de investir na contratação de alguns profissionais mais ou menos especializados para determinadas tarefas. Há sempre um responsável por atendimento, marcações e gestão do espaço, bem como um responsável de contabilidade para garantir que a componente financeira do negócio está sempre nos conformes. No campo mais especializado, é crucial garantir a presença total ou parcial de um veterinário para auxiliar em caso de lesões ou doença dos hóspedes, bem como passeadores de cães e tosadores que possam ocupar-se dos cuidados higiénicos e estéticos dos animais. Lembre-se ainda que é essencial contratar pelo menos um responsável de limpeza que terá a tarefa de manter o espaço limpo em todos os momentos.


 

Despesas de Investimento
Imóvel/Obras
Instalações
Equipamentos para Animais (casotas, espreguiçadeiras, tigelas, decoração de espaços verdes, ração, medicamentos, etc)

Equipamentos Técnicos (computadores, sistema de faturação, telefone, etc)

Equipamentos Especializados (máquina de tosquiar, tesouras, corta-unhas, shampôs de animais, recipientes de banho, etc)
Contratação de serviços
Contratação de empregados 
Documentação (licenciamento, seguros)
Legalização da empresa


Custos Fixos
Salários
Renda
Pagamento de empréstimo (se for o caso)
Consumíveis (água, luz, internet, telefone)
Contabilidade
Marketing
Custos de manutenção

 

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