Empreendedorismo

Como atualizar o seu Plano de Negócios


Se já se perguntou quando deverá atualizar o seu plano de negócios, a resposta pode ser surpreendente: sempre!

 

Na verdade, o plano de negócios deve ser alterado sempre que alguma coisa muda – mensalmente, semanalmente, diariamente – porque as coisas estão sempre a mudar. Se esta estratégia lhe parece algo caótica, desengane-se, porque um plano de negócios ajustado e atualizado é o melhor agente no combate ao caos.

 

Update Anual

Lembre-se de atualizar o seu plano de negócios COM RIGOR pelo menos uma vez por ano. Evidentemente pode pegar no seu plano antigo e fazer uma revisão atenta, mas lembre-se de se distanciar e olhar com discernimento. Para o ajudar:

- Fale com clientes e prospects (reveja a sua proposta de valor; o que é que os clientes estão a comprar? Que problemas é que o seu produto resolve? Que outras soluções estão os clientes a escolher?);

- Tente organizar uma nova segmentação de mercado (se normalmente olha para o mercado com o filtro do produto, experimente agora a pensá-lo por canal ou comprador);

- Olhe para o mercado, identifique problemas e tente encontrar soluções (olhe para o lado, para negócios semelhantes, atente nas tecnologias emergentes e também nas tendências de mercado e marketing).

 

Update Mensal

Se necessário, torne esta atualização um update de natureza mais financeira. Reveja a diferença entre os resultados planeados e alcançados e os resultados das vendas, lucros, balanços e despesas. Quando o plano anual avança através dos meses, pode usar os seus follow-ups mensais para ajustar o resto do ano de forma mais eficiente. Lembre-se ainda de, além de manter uma vigia importante nas finanças é essencial deitar um olho às atividades, prazos e resultados planeados (não financeiros) que devem ser objetivamente mensuráveis – lembre-se de os rever e atualizar todos os meses.

 

 

É importante recordar que o planeamento de um negócio está intimamente ligado a um enorme paradoxo: enquanto a estratégia só funciona no longo prazo e com aplicação calma e cuidada, também é verdade que seguir cegamente um plano inflexível pode ser a morte de uma empresa que teima em apostar em medidas sem resultados. Este paradoxo resolve-se facilmente com esta gestão – o planeamento e a sua revisão regular são críticos para o sucesso de uma empresa.

 

E lembre-se sempre: um bom plano de negócios nunca está terminado!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Plano de Negócios

Como criar um Plano de Negócios de uma Página

Plano de Negócios - Ferramentas e Exemplos

7 Passos para Criar um Plano de Negócios

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais