Como aumentar a sua auto-estima


A sua auto-estima pode levá-lo a obter sucesso ou a cair numa carreira de que não se orgulha. Por isso, é importante saber construir uma auto-estima positiva e existem alguns truques que pode adotar para esse fim - conseguirá correr mais riscos e terá menos medo de falhar, pelo facto de conseguir expressar a sua opinião ou a colocar as suas ideias na mesa.

Comunique com o seu espelho
Seja em filmes ou séries, é comum vermos situações onde as personagens interagem com os seus espelhos de modo a treinar um discurso ou preparar-se para uma conversa série. Este método é sim eficaz porque lhe permite observar-se enquanto comunica. Contrariamente ao que acontece no meio de trabalho - no qual terá de comunicar com estranhos ou pessoas com as quais não está familiarizada - este exercício permite-lhe conversar consigo mesmo e expressar o que de melhor há dentro de si, de forma confiante.

Relembre as suas conquistas
Quando se é introvertido ou se tem uma baixa auto-estima é fácil focar-se no que de negativo existe na sua vida. Pois é fundamental que tire alguns minutos do seu dia para relaxar e pensar em todas as conquistas que já conseguiu. Nem tudo é mau e focar-se no que de bom fez irá aumentar a sua confiança na execução de novos desafios - ter ido ao ginásio, pagou aquela dívida, levantou-se cedo, levou os seus filhos à escola, conseguiu passar naquela entrevista de emprego, por exemplo.

Aprenda a elogiar o outro
Mostrar interesse pelo seu interlocutor fará com que este se sinta mais à vontade consigo e, consequentemente, facilita a vossa comunicação. Pergunte onde estudou, qual o desporto e a equipa que mais gosta. A conversa descontraída irá fazê-lo perceber que está a criar uma relação positiva que lhe dará mais confiança na hora de discutir assuntos importantes.

Saiba que errar nem sempre é negativo
É impossível acertarmos sempre e é fundamental que aprenda a lidar com as situações menos negativas. Aquela reunião correu mal? Perceba onde errou e foque-se em criar uma estratégia para futuras reuniões. Não fique demasiado tempo no passado pois este irá somente alimentar a sua incerteza. Errar é normal, é assim que evoluímos e nos tornamos mais confiantes e experientes.

Levante a cabeça, descubra o seu valor e mentalize-se que nem tudo é tão mal quanto parece. O nervosismo inicial será, com estas dicas, afastado dando lugar a um “eu” confiante e com grande auto-estima.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como aliviar o stress proveniente do trabalho
Ultrapasse os seus medos como empreendedor

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais